Vale
a pena distribuir Panfletos na rua?
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Distribuir panfletos pela
rua é uma grande estratégia de marketing que nunca sai de moda. Você vai
caminhando pela rua, uma sorridente promotora estende o braço e lhe
entrega um panfleto: Chuchu-cola pela metade de preço... Muitos se
desfazem do papel no próximo cesto de lixo. Mas, segundo um estudo da
Stanford Graduate School of Business,
este meio de publicidade é mais efetivo do que se crê
(Artigo:
O sampling como ferramenta
promocional).
Segundo o estudo "Grocery
circulars do attract Shoppers", os grandes armazéns e supermercados
norte-americanos investem uns 8 milhões de dólares anuais em
campanhas publicitárias baseadas na distribuição de panfletos.
São uns obsoletos, ri-se
um sarcástico observador, a quem se lhe ocorre distribuir panfletos
nestes tempos de publicidade on-line e via Whatsapp? No entanto, adverte
o estudo de Stanford, ao invés dos prognósticos dos tecnófilos, este
meio tradicional de promoção segue sendo altamente efetivo na hora de
promover um negócio de varejo
(Artigo:
A sua Propaganda
representa a sua Empresa?).
A pesquisa demonstrou
que ao menos 10% dos consumidores elege a loja onde comprar
guiando-se por ofertas em panfletos e encartes que recebem na rua ou
que são enviados por correio a sua casa.
Os descontos em certos
artigos específicos funcionam como um imã para clientes. No mercado
norte-americano, os bens chaves são os cereais, a pizza, os biscoitos e
as salsichas. Então, para atrair clientes, é vantajoso distribuir
panfletos com ofertas de produtos alimentícios: Compre uma pizza pré
pronta e leve a cerveja grátis
(Artigo:
o efeito aperitivo nos
consumidores).
•
Como medir a
efetividade de um panfleto?
•
Como pode saber o
gerente se o cliente realmente vai a loja tentado pelas ofertas?
As ferramentas
econométricas são de grande ajuda. Os pesquisadores de Stanford
desenvolveram um modelo matemático que analisa o impacto da publicidade
sobre a decisão do consumidor individual na hora de eleger uma loja.
Algumas variáveis a ter em conta: preço do bem publicitado, preferências
do cliente por determinadas marcas e distância entre o negócio e a casa
do comprador. Um fator central são os preços dos bens não publicitados
(Artigo:
quanto mais caro,
melhor...).
.
Precisamente, este último
ponto é a base da estratégia de marketing do varejo. Aposta do manager:
promover ofertas em certos produtos como "principais" para atrair
clientes que ademais comprarão produtos sem desconto. Por suposto,
adverte o estudo de Stanford, jamais deve-se subestimar a inteligência
do cliente: fazer um desconto de 30% em pizza mas vender o resto dos
produtos uns 10% mais caro da concorrência é uma perfeita estratégia
para espantar clientes
(Artigo:
Thomas Smith: UMA VEZ NÃO
BASTA).
No entanto, quando a
campanha é planejada cuidadosamente (sem tentar abusar do cliente),
Antigüidade não necessariamente é sinônimo de obsolescência.
Inclusive nesta época de publicidades on-line e por SMS, o velho e
querido panfleto, um vestígio de outros tempos, segue tão vigente
como sempre.
Stanford Graduate School of Business
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A Stanford Graduate School
of Business é a escola de Negócios da Universidade Stanford na
Califórnia - EUA. Fundada em 1925, a escola, também conhecida como
Stanford GSB ou Stanford Business School, possui o segundo maior
endowment das escolas de negócios dos EUA. Contudo é a primeira se
for considerado o endowment por aluno, Stanford tipicamente admite
apenas 370 alunos por turma. Seu rigoroso e prestigiado programa de
MBA é, inclusive, o mais seletivo do mundo com uma taxa de aceitação
entre 5% e 10% nos últimos anos.
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OUTROS excelentes ARTIGOS
traduzidos e PUBLICADOS pelo Jornal SDR, da
Stanford Graduate School of Business:
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O efeito aperitivo nos consumidores
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