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Vale a pena distribuir Panfletos na rua?

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Distribuir panfletos pela rua é uma grande estratégia de marketing que nunca sai de moda. Você vai caminhando pela rua, uma sorridente promotora estende o braço e lhe entrega um panfleto: Chuchu-cola pela metade de preço... Muitos se desfazem do papel no próximo cesto de lixo. Mas, segundo um estudo da Stanford Graduate School of Business, este meio de publicidade é mais efetivo do que se crê (Artigo: O sampling como ferramenta promocional).

Segundo o estudo "Grocery circulars do attract Shoppers", os grandes armazéns e supermercados norte-americanos investem uns 8 milhões de dólares anuais em campanhas publicitárias baseadas na distribuição de panfletos.

São uns obsoletos, ri-se um sarcástico observador, a quem se lhe ocorre distribuir panfletos nestes tempos de publicidade on-line e via Whatsapp? No entanto, adverte o estudo de Stanford, ao invés dos prognósticos dos tecnófilos, este meio tradicional de promoção segue sendo altamente efetivo na hora de promover um negócio de varejo (Artigo: A sua Propaganda representa a sua Empresa?).

A pesquisa demonstrou que ao menos 10% dos consumidores elege a loja onde comprar guiando-se por ofertas em panfletos e encartes que recebem na rua ou que são enviados por correio a sua casa.

Os descontos em certos artigos específicos funcionam como um imã para clientes. No mercado norte-americano, os bens chaves são os cereais, a pizza, os biscoitos e as salsichas. Então, para atrair clientes, é vantajoso distribuir panfletos com ofertas de produtos alimentícios: Compre uma pizza pré pronta e leve a cerveja grátis (Artigo: o efeito aperitivo nos consumidores).

Como medir a efetividade de um panfleto?

Como pode saber o gerente se o cliente realmente vai a loja tentado pelas ofertas?

As ferramentas econométricas são de grande ajuda. Os pesquisadores de Stanford desenvolveram um modelo matemático que analisa o impacto da publicidade sobre a decisão do consumidor individual na hora de eleger uma loja. Algumas variáveis a ter em conta: preço do bem publicitado, preferências do cliente por determinadas marcas e distância entre o negócio e a casa do comprador. Um fator central são os preços dos bens não publicitados (Artigo: quanto mais caro, melhor...).

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Precisamente, este último ponto é a base da estratégia de marketing do varejo. Aposta do manager: promover ofertas em certos produtos como "principais" para atrair clientes que ademais comprarão produtos sem desconto. Por suposto, adverte o estudo de Stanford, jamais deve-se subestimar a inteligência do cliente: fazer um desconto de 30% em pizza mas vender o resto dos produtos uns 10% mais caro da concorrência é uma perfeita estratégia para espantar clientes (Artigo: Thomas Smith: UMA VEZ NÃO BASTA).

No entanto, quando a campanha é planejada cuidadosamente (sem tentar abusar do cliente), Antigüidade não necessariamente é sinônimo de obsolescência. Inclusive nesta época de publicidades on-line e por SMS, o velho e querido panfleto, um vestígio de outros tempos, segue tão vigente como sempre.

Stanford Graduate School of Business

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A Stanford Graduate School of Business é a escola de Negócios da Universidade Stanford na Califórnia - EUA. Fundada em 1925, a escola, também conhecida como Stanford GSB ou Stanford Business School, possui o segundo maior endowment das escolas de negócios dos EUA. Contudo é a primeira se for considerado o endowment por aluno, Stanford tipicamente admite apenas 370 alunos por turma. Seu rigoroso e prestigiado programa de MBA é, inclusive, o mais seletivo do mundo com uma taxa de aceitação entre 5% e 10% nos últimos anos.

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OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e PUBLICADOS pelo Jornal SDR, da Stanford Graduate School of Business:

O efeito aperitivo nos consumidores

Comissões por vendas... bom ou ruim?

Vale a pena distribuir Panfletos na rua?

de clientes a compradores compulsivos

desinteligências e desastres nos estoques

Convém aumentar a variedade de produtos?

Os clientes cool não querem misturar-se com a plebe

Tome cuidado com as perguntas que faz aos seus clientes

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