Qual a média e sucesso de
E-mails?
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sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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A média de abertura de
e-mails é de 19%, segundo os dois últimos estudos
das consultorias
Emr - e-mail
Marketing Metrics Report e
Júpiter Research
e não adianta espernear que é a mais pura realidade:
•
88 % de entrega
(aqueles que chegam nas caixas dos destinatários).
•
19 % de abertura
(aqueles que lêem seu mail marketing)
•
9,5% de CTR (Click
Through Rate - Que clicam querendo mais informações nos links)
•
1,1% de conversão (que
compram Seus Produtos ou serviços)
Segundo
Larry Chase, um especialista em
marketing digital e e-business, são 10 os segredos que devem tomar-se em
conta para que os envios consigam seu objetivo:
•
Ser seletivo criando a
lista do e-mailing, organizando os endereços de registros dos pontos
de venda, serviços ao cliente e dos contatos comerciais.
•
Que o envio esteja em
formato "Html",
já que se entende mais facilmente e pode abrir-se sem e com as
imagens.
•
A relevância é o
terceiro conselho. Para conseguí-lo se deve conseguir o nome dos
assinantes e utilizar formulários de assinatura para saber que é o
que lhes interessa.
•
É começar com uma
freqüência baixa, planejar o processo de publicação e fazer testes
sobre o funcionamento para comprovar os links e direcionamentos.
•
A brevidade do
conteúdo é a seguinte recomendação; utilizar roteiros, caixas de
texto e manter espaços ao redor para convidar à leitura.
•
Também tem que
oferecer algo sem o qual os assinantes não possam viver.
•
Criar um espaço
próprio e um estilo que se distinga, utilizando o humor quando seja
necessário, e não converter o e-mail num circo visual, colocar a
informação mais interessante na parte superior, deixando claras as
indicações.
•
Sempre revisar tudo,
cabeçalho, conteúdo, oferta, preços, etc.
•
Para o lançamento de
e-mails multimídia é mais que necessário conhecer antes a audiência
e estudar muito bem o que faz a concorrência.
•
E finalmente aconselha
que se eliminem aqueles contatos que não responderam e estudar por
que alguns usuários não receberam o e-mail.
A Internet exerce uma
influência cada vez maior sobre as decisões de compra dos consumidores,
seja através dos mailings, procuradores, web sites, publicidade, ou
artigos especializados. Os maiores anunciantes mundiais são a primeira
referência em marketing, e quando levantam a voz, toda a comunidade da
publicidade escuta com atenção suas sentenças. P&G
é uma das maiores
anunciantes a nível mundial e marca certa tendência no mercado e por
isso é tão importante o discurso de seu diretor de marketing, Jim
Stangel, na conferência anual da
AAAA:
Associação de Agências
de Publicidade Americanas: a mudança necessária na publicidade é
passar de gerar impactos a construir relações. A comunicação entre
as marcas e os consumidores deve constituir uma relação, chegar a
ele já não é suficiente, agora há que criar uma empatia mútua e este
é um desafio muito difícil para empresas que vieram baseando sua
atividade profissional num trabalho mais unidirecional e baseado no
impacto, em impressionar, do que em gerar uma relação.
Quem pensa que o futuro do
marketing está nas novas máquinas ou nas possibilidades de Internet não
entendeu que essas tecnologias só nos servem para facilitar essa
relação, que são meios para chegar ao fim, que é criar uma ponte
bidirecional com o consumidor, que este transitará voluntariamente e
quando queira, nenhuma marca poderá impor-se, só persuadir-lhe de que o
faça. Mas nem todos os meios vão ser tão válidos para esta relação entre
marcas e consumidores. Os meios idôneos são os que geram mais
proximidade e confiança com o consumidor; por isso a imprensa, digam o
que digam alguns agoureiros, tem um enorme futuro.
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Posicionar-se como lugar
de encontro dessa confiança com o leitor propiciará a relação da qual
falamos. É claro que a imprensa evoluirá, que terá que se apoiar em
tecnologias como o celular ou internet para gerar essa interação, essa
comunicação dual que é o futuro de nosso trabalho. Há muitas coisas que
mudar, mas ninguém nos perguntou se desejamos mudá-las. Estão fazendo
sem avisar, a lei da selva sempre foi primeiro agir e depois avisar, por
isso não podemos dormir no passado. A marca que desde agora mesmo
trabalhe e cuide o vínculo com seu cliente terá grandes possibilidades
de contar com alguém fiel do outro lado para muito tempo. |