1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

90% confiam nas mesmas marcas para enfrentar o dia

.

sala dos artigos de marketing  -  sala dos artigos de marcas

.

E mais além, 75% das pessoas se sente irritada quando sua rotina se vê interrompida, segundo um estudo realizado em todo mundo por BBDO Worldwide, companhia pertencente a Omnicom Group, que fez públicos os resultados de um ambicioso estudo de âmbito mundial. O estudo, titulado "BBDO: o guia dos rituais", é o projeto de investigação mais amplo levado a cabo por BBDO até o momento. O que descobrimos é que a gente é mais parecida do que se crê, o qual é perfeito para os profissionais do marketing, explica Tracy Lovatt, diretora de planejamento do comportamento de BBDO USA e uma das artífices do estudo (ARTIGO: DISPARADORES de compra).

Desde o ponto de vista emocional, os rituais são uma parte fundamental das vidas das pessoas em todo mundo. Ajudam-nos a passar de um estado anímico a outro, como por exemplo, a maneira em que cada um se levanta da cama e se prepara para enfrentar o dia. Todos nós repetimos uma série de passos para esta transformação. O único que varia de um país a outro, é a execução.

Desta forma, graças um melhor entendimento dos rituais, é possível descobrir diferentes pautas que consigam mudar o comportamento de os consumidores e decifrar idéias que ajudem a desenvolver novos negócios. Um exemplo disto, são as marcas que já estão consolidadas na rotina de os consumidores e às que se sentem muito unidos. São as chamadas "marcas poderosas" (ARTIGO: Um estudo prediz quando vai fazer uma compra impulsiva).

.

Por isso, o objetivo de BBDO foi descobrir pautas que possam ajudar a atrair às pessoas para as marcas. Segundo o estudo, os rituais são séries definidas de ações que, emocionalmente, movem às pessoas de um lugar a outro. Trata-se de seqüências que se foram desenvolvendo com o passo do tempo e que fazem sentir bem à gente. Assim, o trabalho de BBDO se centrou nos 5 rituais mais comuns em todo mundo:

Preparar-se para a batalha: sair de nossa borbulha prontos para enfrentar o dia. É a seqüência mais agitada e estrita. Inclui uma média de sete passos que preparam à gente para seu dia a dia. As tarefas mais comuns são:

escovar-se os dentes (realizado por um 82% das pessoas de todo mundo),

seguido por banhar-se ou banhar-se, (74%)

tomar café da manhã (74%).

Por países, a população chinesa é a mais estrita quanto a hábitos:

um 96% tem uma rotina, comparado com o 79% global),

enquanto os consumidores de eua são os mais leais a suas marcas: 94% frente ao 82% general.

O Banquete: o prazer de comer para reunir-nos com nossa gente, passando da solidão à integração num grupo. A parte fundamental deste ritual é a idéia de compartilhar. Os estadunidenses são mais proclíves a ficar em restaurantes, enquanto aos espanhóis e franceses, agrada-lhes mais fazê-lo em casa (ARTIGO: Cheirinhos que nos fazem comprar).

.

Sexo: um prazenteiro ritual, não isento de estresse (especialmente para as mulheres), que nos leva de nosso estado habitual ao mais fabuloso de nossos estados. Geralmente, a gente diz que o sexo é espontâneo (um 78%), no entanto mais do 50% das pessoas esperam ao fim de semana pára praticá-lo. Os chineses são os mais habituais das "citações sexuais" (41% frente ao 9% general). A raiz destes dados, pode-se concluir que talvez o sexo não é tão espontâneo como à gente lhe agrada pensar (ARTIGO: o efeito aperitivo nos consumidores).

.

Lar, doce lar: o momento do dia no que nos relaxamos e respiramos, mudando a tensão pelo relax. Compreende um total de 4 horas e abrange uns 5 passos. Este ritual começa pelas 20 horas. O exemplo mais claro do final do dia é a mudança de vestuário, por exemplo pôr-se o pijama. 2 de cada 3 pessoas terminam o dia com os meios de comunicação: um 66% vêem a TV pela noite; 1 de cada 5 lêem o jornal e mais de 2 de cada 3, conectam-se a internet (ARTIGO: propaganda testemunhal).

.

Proteger-se do futuro: o último momento do dia em que todos nos protegemos e nos sentimos seguros antes de encarar a seguinte jornada. Normalmente inclui atividades como deixar a pasta ou bolsa pronta frente à porta, preparar a roupa para o dia seguinte. Para maridos e pais, o dia não se dá realmente por concluído até que não comprovaram que os meninos se encontram bem ou até que não estão perfeitamente fechadas todas as portas e janelas.

Neste ritual, mais de 50% das pessoas usa sempre os mesmos produtos e 4 de cada 5 pessoas se mostram irritadas quando suas marcas habituais não estão disponíveis.Segundo as conclusões do estudo, as marcas têm a oportunidade de conectar emocionalmente com os consumidores graças ao entendimento das transformações que provocam neles os rituais e do papel que cada uma das marcas pode jogar em ditos rituais.

Da mesma forma que a gente se prepara para seu próximo fim de semana, BBDO lhes convida a pensar em suas próprias atividades, de segundas a sextas-feiras:

que é o que as faz diferentes?

qual é seu estado emocional?

que produtos usam?

Isto é o que BBDO denomina o ritual dos ritmos de vida… que pode dar uma perspectiva de primeira mão sobre o que este estudo está tratando de mostrar. O estudo "BBDO: a guia dos rituais" foi dirigido por equipes de BBDO em EUA e Europa. Para sua elaboração foram necessários: 9 meses de trabalho em 26 países diferentes, gravaram-se 2.500 horas de comportamento humano e documentação, se entrevistaram a mais de 5 mil pessoas, e se realizaram também numerosas entrevistas a especialistas em psicologia, nutrição e sociologia (ARTIGO: quanto mais caro, melhor...).

ARTIGO RECOMENDADO:

.

PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR