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90%
confiam nas mesmas marcas para enfrentar o dia
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sala dos artigos de
marketing
-
sala dos artigos de marcas
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E mais além, 75% das
pessoas se sente irritada quando sua rotina se vê interrompida, segundo
um estudo realizado em todo mundo por
BBDO
Worldwide, companhia pertencente a
Omnicom Group, que fez públicos os
resultados de um ambicioso estudo de âmbito mundial. O estudo, titulado
"BBDO: o guia dos rituais", é o projeto de investigação mais amplo
levado a cabo por BBDO até o momento. O que descobrimos é que a gente é
mais parecida do que se crê, o qual é perfeito para os profissionais do
marketing, explica Tracy Lovatt, diretora de planejamento do
comportamento de BBDO USA e uma das artífices do estudo
(ARTIGO:
DISPARADORES de compra).
Desde o ponto de vista
emocional, os rituais são uma parte fundamental das vidas das
pessoas em todo mundo. Ajudam-nos a passar de um estado anímico a
outro, como por exemplo, a maneira em que cada um se levanta da cama
e se prepara para enfrentar o dia. Todos nós repetimos uma série de
passos para esta transformação. O único que varia de um país a
outro, é a execução.
Desta forma, graças um
melhor entendimento dos rituais, é possível descobrir diferentes pautas
que consigam mudar o comportamento de os consumidores e decifrar idéias
que ajudem a desenvolver novos negócios. Um exemplo disto, são as marcas
que já estão consolidadas na rotina de os consumidores e às que se
sentem muito unidos. São as chamadas "marcas poderosas"
(ARTIGO:
Um estudo prediz quando
vai fazer uma compra impulsiva).
.
Por isso, o
objetivo de BBDO foi descobrir pautas que possam ajudar a atrair às
pessoas para as marcas. Segundo o estudo, os rituais são séries
definidas de ações que, emocionalmente, movem às pessoas de um lugar a
outro. Trata-se de seqüências que se foram desenvolvendo com o passo do
tempo e que fazem sentir bem à gente. Assim, o trabalho de BBDO se
centrou nos 5 rituais mais comuns em todo mundo:
•
Preparar-se para a batalha:
sair de nossa borbulha prontos para enfrentar o dia. É a seqüência
mais agitada e estrita. Inclui uma média de sete passos que preparam
à gente para seu dia a dia. As tarefas mais comuns são:
•
escovar-se os
dentes (realizado por um 82% das pessoas de todo mundo),
•
seguido por
banhar-se ou banhar-se, (74%)
•
tomar café da
manhã (74%).
Por países, a
população chinesa é a mais estrita quanto a hábitos:
•
um 96% tem
uma rotina, comparado com o 79% global),
•
enquanto
os consumidores de eua são os mais leais a suas marcas:
94% frente ao 82% general.
•
O Banquete:
o
prazer de comer para reunir-nos com nossa gente, passando da solidão
à integração num grupo. A parte fundamental deste ritual é a idéia
de compartilhar. Os estadunidenses são mais proclíves a ficar em
restaurantes, enquanto aos espanhóis e franceses, agrada-lhes mais
fazê-lo em casa
(ARTIGO:
Cheirinhos que nos fazem comprar).
.
•
Sexo:
um prazenteiro ritual,
não isento de estresse (especialmente para as mulheres), que nos
leva de nosso estado habitual ao mais fabuloso de nossos estados.
Geralmente, a gente diz que o sexo é espontâneo (um 78%),
no entanto mais do 50% das pessoas esperam ao fim de semana pára
praticá-lo. Os chineses são os mais habituais das "citações sexuais"
(41% frente ao 9% general). A raiz destes dados, pode-se concluir
que talvez o sexo não é tão espontâneo como à gente lhe agrada
pensar
(ARTIGO:
o efeito aperitivo nos
consumidores).
.
•
Lar, doce lar:
o
momento do dia no que nos relaxamos e respiramos, mudando a tensão
pelo relax. Compreende um total de 4 horas e abrange uns 5 passos.
Este ritual começa pelas 20 horas. O exemplo mais claro do final do
dia é a mudança de vestuário, por exemplo pôr-se o pijama. 2 de cada
3 pessoas terminam o dia com os meios de comunicação: um 66% vêem a
TV pela noite; 1 de cada 5 lêem o jornal e mais de 2 de cada 3,
conectam-se a internet
(ARTIGO:
propaganda testemunhal).
.
•
Proteger-se do futuro:
o
último momento do dia em que todos nos protegemos e nos sentimos
seguros antes de encarar a seguinte jornada. Normalmente inclui
atividades como deixar a pasta ou bolsa pronta frente à porta,
preparar a roupa para o dia seguinte. Para maridos e pais, o dia não
se dá realmente por concluído até que não comprovaram que os meninos
se encontram bem ou até que não estão perfeitamente fechadas todas
as portas e janelas.
Neste ritual, mais
de 50% das pessoas usa sempre os mesmos produtos e 4 de cada 5
pessoas se mostram irritadas quando suas marcas habituais não
estão disponíveis.Segundo as conclusões do estudo, as marcas têm
a oportunidade de conectar emocionalmente com os consumidores
graças ao entendimento das transformações que provocam neles os
rituais e do papel que cada uma das marcas pode jogar em ditos
rituais.
Da mesma forma que a gente
se prepara para seu próximo fim de semana, BBDO lhes convida a pensar em
suas próprias atividades, de segundas a sextas-feiras:
•
que é o que as faz
diferentes?
•
qual é seu estado
emocional?
•
que produtos usam?
Isto é o que BBDO denomina
o ritual dos ritmos de vida… que pode dar uma perspectiva de primeira
mão sobre o que este estudo está tratando de mostrar. O estudo "BBDO:
a guia dos rituais"
foi dirigido por equipes de BBDO em EUA e Europa. Para sua elaboração
foram necessários: 9 meses de trabalho em 26 países diferentes,
gravaram-se 2.500 horas de comportamento humano e documentação, se
entrevistaram a mais de 5 mil pessoas, e se realizaram também numerosas
entrevistas a especialistas em psicologia, nutrição e sociologia
(ARTIGO:
quanto mais caro, melhor...).
ARTIGO RECOMENDADO:
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PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT
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