Qual
estratégia de Marketing oferece um maior ROI?
.
sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
.
Para aqueles profissionais
que alguma vez se perguntaram e também para aqueles que já foram
questionados pelos seus clientes, quais são as estratégias de marketing
mais rentáveis em termos de retorno do investimento, o recente relatório "Search Marketing Benchmark Guide"
da consultoria Marketing Sherpa, ajuda na resposta
(Artigo:
Quanto investir na aquisição de novos clientes).
.
Ela inclui uma
interessante comparativa de estratégias em mercados B2B desde o ponto de
seu "ROI: retorno do investimento". Não se trata de uma
comparativa baseada em eficácia senão em rentabilidade e, como tal, tem
que ter em conta, tanto o investimento necessário como os resultados
obtidos
(Artigo:
precision marketing -
Marketing de precisão)..
•
Mailing próprio:
a estratégia mais
rentável segue sendo o mailing à lista própria (não a uma lista
externa). Sua rentabilidade deriva, entre outros fatores, de seu
baixo nível de investimento necessário
(Artigo:
Como seria o e-mail perfeito?).
.
•
SEO: search engine
optimization:
a segunda mais
valorizada é o SEO: search engine optimization, destinada a melhorar
a posição da da marca ou domínio, nos resultados das pequisas da web
(organicamente, ou seja aparecer por destaque próprio e não por pago
efetuado). Ao igual que no caso do mailing à lista própria, sua
rentabilidade provem de seu baixo custo comparado com outras
técnicas
(Artigo:
Qual a taxa de
conversão de Orçamentos a Pedidos?).
.
•
PPC: pay per click:
o terceiro lugar o
ocupa o "PPC: pay per click" (anuncios do seu site num buscador web
e toda vez que é clicado você paga uma taxa para o buscador). Segundo o estudo, o PPC
representa aproximadamente 40% do orçamento de marketing on-line
aproximadamente e para muitas empresas significa seu maior conceito
de investimento em marketing. Ademais, é um elemento com baixo grau
de incerteza, porque sua rentabilidade é fácil de analisar
(Artigo:
Se você não puder medir não faça).
.
•
Publica relations:
as relações públicas
são a quarta estratégia mais em conta. Os resultados desta técnica foram
tradicionalmente difíceis de avaliar. No entanto nos últimos anos há
uma convergência entre relações públicas e marketing em
procuradores, com muitas empresas tentando posicionar melhor suas
notas de imprensa nos motores de busca e orientando ditas notas a
aumentar o tráfego para seus web-sites. Ademais, esta conexão faz
que a rentabilidade das relações públicas seja mais mensurável
(Artigo:
Não se pode competir contra a recomendação de
um amigo).
Certamente, estes dados
não fazem senão referendar o peso das táticas de marketing on-line e em
particular a a cada vez maior importância do marketing em procuradores
no mix das empresas
(Artigo:
Relationship marketing: o
que é?
).
.
.
ARTIGO RECOMENDADO:
.
Qual
é a melhor hora e dia para fazer prospecção telefônica? |