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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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A estranha lógica de uma venda bem sucedida

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artigos de psicologia comercial  -  artigos de vendas  -  ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Resulta que há uma explicação inteiramente racional para a conduta irracional. Se procura entender a seus clientes, continue lendo... Alguma vez lhe aconteceu de oferecer a um cliente a solução mais lógica a seu problema e mesmo assim a venda a ganhou outro? Sem dúvida que lhe aconteceu! Já faz muitos anos que nós profissionais em vendas, ingressamos nesse clube e todos sabemos de cor esse ditado: quando ganhamos, obtemos benefícios, quando perdemos, melhor que aprendamos algo! Para entender por que essa venda que deveria ter sido nossa, foi misteriosamente desviada, lhe darei uma pequena dica de ciência que, espero explique, falando em termos biológicos, a estranha conexão que conduz aos clientes a recusar as opções mais lógicas (Artigo: Quando a Venda Desaparece...).

Adictos às emoções: primeiro, permita-me apresentar-lhe um novo campo denominado "neuro-economía", o estudo de como o cérebro toma decisões econômicas. Colin Camerer, George Lowenstein e Drazen Prelec, três garotos inteligentes da UCLA - Univ. California, da Carnegie-Mellon e do MIT, respectivamente, escreveram o primeiro artigo sobre neuro-economía em fevereiro 2003. De acordo ao comentado trio, nós, seres humanos, estamos programados para tomar primeiro, decisões baseadas nas emoções, depois na reflexão. Tudo muito interessante, você dirá, mas isso de que me serve para fazer meu próximo telefonema de venda?

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Apresento-lhe um exemplo: se um grupo de profissionais em vendas está trabalhando para conseguir um contrato, o comprador tomará uma série de decisões emocionais que reduz gradualmente a lista a uns poucos fornecedores. Então e só então, a lógica põe o pé na porta, pois cada um dos candidatos é avaliado segundo os méritos de sua proposta (Artigo: Você conhece quem é o comprador do cliente?).

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Moral da história: se não tem ou não pode fazer uma conexão emocional com o cliente, não espere que caia a venda na sua mão, especialmente se o comprador pode eleger entre vários fornecedores e todos eles oferecendo praticamente o mesmo. Não importa em que trabalhemos para ganhar-nos a vida, certo grau de conduta ilógica é parte integral da natureza humana. Quem não se entupiu alguma vez com doces, para depois queixar-se do aumento de peso? Apostamos na mega-sena e nos deleitamos ante a idéia de ganhar, ainda que nos damos conta perfeitamente que as possibilidades não estão do nosso lado. Alguns temos medo de voar, apesar de que estatisticamente a parte mais perigosa da viagem é a ida de carro ao aeroporto. Um estudo realizado pela AAAS - Associação Americana para o Avanço da Ciência, mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:

Seu cérebro decide o que você vai fazer.
Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional.
Você age de acordo com a decisão tomada.

O tabuleiro da mente: se está se perguntando por que as emoções são forças tão poderosas, aqui está a explicação dos pesquisadores: o circuito da mente, neste ponto de nossa história evolutiva, é tal que as conexões entre o sistema que regula as emoções e o cognitivo são mais fortes do que as conexões entre o sistema cognitivo e o emocional. Em outras palavras, flui mais informação desde a parte emocional à parte lógica que vice-versa. Quando se pensa nisso, nossas mentes devem manipular milhões de entradas e decisões cada hora, que dizer, como priorizar o que devemos recordar? (Artigo: Psicologia em vendas: Estratégias avançadas).

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Aparentemente o simples ato de sentar-nos à escrivaninha, é em realidade bastante complicado. Podemos estar planejando algo enquanto escrevemos uma nota sobre outro assunto, temos nosso ouvido atento ao telefone e, simultaneamente filtramos a conversa que chega do escritório ao lado. Tudo isto ao mesmo tempo enquanto tratamos de não derramar o café. Como resultado, devemos tomar muitas decisões ao mesmo tempo, em piloto automático. O que deixa livre, parte do potencial de nossa mente, para dedicá-lo ao pesado trabalho que denominamos "pensar" e que nossos clientes conhecem como "decidir que comprar e a quem comprá-lo" (Artigo: Que podemos saber do cliente com a grafologia?).

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Então pergunte-se se está aplicando a neuro-economía às vendas? Três sugestões para aplicar a neuro-economía a suas vendas:

Não descuide ou apresse a conexão pessoal com seu cliente antes de lançar seu discurso de vendas baseado na lógica.
Venda das duas formas: apele às emoções e à lógica. Durante sua apresentação, recorde respaldar sua proposta com argumentos baseados na lógica e nas emoções.
A próxima vez que um cliente lhe diga que sua decisão de compra se baseia exclusivamente numa desapaixonada avaliação de retorno sobre o investimento, lembre, não necessariamente é verdade. O componente emocional sempre estará presente na decisão de seu cliente, não o passe por alto (Artigo: O USO DAS PERGUNTAS NA COMUNICAÇÃO COMERCIAL).

O filósofo Platão opinava que a conduta humana se assemelhava a uma carroça puxada por dois cavalos: "Razão e Emoção". Os neuro-economistas atualizaram a metáfora. Agora sabemos que a razão é um pequeno pony e que a emoção é um brioso cavalo.

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Profª. Michelle Nichols

web site: savvyselling.com

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Michelle Nichols é uma excelente palestrante de vendas, realiza cursos e é consultora com empresa em Reno, Nevada (EUA). Escreveu por mais de 6 anos uma coluna quinzenal sobre vendas, para BusinessWeek's e gravou uma série de podcasts semanais com diversas entrevistas. Hoje tem uma empresa de consultoria e treinamento em Vendas e é uma das mais requisitadas professoras nos EUA.

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OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e publicados pelo jornal SDR da Profª. Michelle Nichols:

quando o cliente nos pede comissão

O maior erro que um vendedor pode cometer

A estranha lógica de uma venda bem sucedida

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