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Porque os clientes deixam
de comprar?
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SALA DOS ARTIGOS DE
ATENDIMENTO -
Estudos, Pesquisas e
Estatísticas
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Numa ampla investigação
realizada pela prestigiosa organização The Forum
Corporation, que incluiu empresas de todas as áreas e setores de
negócios, à pergunta: "por que deixou você de fazer negócios com seus
antigos fornecedores de produtos e serviços?", as respostas se
distribuíram, da seguinte maneira:
•
Devido ao preço: 15%.
•
Devido à qualidade do
produto ou serviço: 16%.
•
Devido à falta de
contato e atendimento pessoal: 20%.
•
Devido à baixa
qualidade do serviço: 49%.
Praticamente, o 70% dos
abandonos de clientes se pode atribuir a deficiências no serviço e não à
qualidade ou ao preço (como é a crença geral). O autor Ed McLean, cita
as seguintes razões pelas quais clientes que alguma vez lhe compraram
podem não voltar a favorecê-lo com pedidos repetidos:
•
Faleceram!
•
Quebraram ou não
dispõem de dinheiro.
•
Não estão mais no
mercado ao qual você lhe vende.
•
Estão enfermos
fisicamente ou sumidos em alguma classe de crise emocional.
•
Encontraram uma
maneira mais econômica ou conveniente de adquirir o que você vende.
•
Estão enojados porque
o produto não cumpriu com as promessas que eles pensam que você fez.
•
Uma de cada cinco de
cada 5 pessoas muda-se cada ano. Mais da metade dos executivos mudam
de emprego uma vez ao ano.
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artigo recomendado:
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Para todo vampiro, existe uma estaca esperando!
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