Todo
mundo tem clientes
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artigos de marketing
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Só traficantes e empresas
de software é que tem usuários (Bill Gates). O mais importante para um
escritório de vendas, é entender exatamente como o cliente e consumidor
se relaciona com o negócio, onde as barreiras surgem, e o que faz o
cliente voltar a comprar, e acima de tudo, compreender os processos de
causa e efeito, que são a chave para vender mais: e se eu introduzir uma
nova funcionalidade, terá um impacto positivo ou negativo?
(Artigo:
Como testar a sua
Estratégia de Marketing?).
Como disse Peter
Drucker: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado; o que
não pode ser analisado, não pode ser melhorado.
Para não precisarmos
discutir com a nossa intuição, convém ler as estatísticas abaixo: os
menosprezados clientes fixos dos varejistas são aqueles que favorecem a
maioria de seu volume de negócios. De acordo com um recente estudo da
empresa de pesquisa de mercado GfK, a proporção de clientes fixos do
varejistas é de cerca de 28%. E estes 28% consegue acumular quase 63% do
volume de negócios
(Artigo:
O papel da intuição na tomada de decisões).
Para cada cliente fixo
perdido, as marcas devem atrair um mínimo de dois clientes
ocasionais para compensar a perda.
Quando se trata de
fidelidade ao cliente, marcas privadas são definitivamente mais
milagrosas do que marcas brancas, que são a segunda opção dos clientes
fixos. 31% das vendas de marcas privadas é responsabilidade dos clientes
fixos, uma percentagem que diminui para 26% no caso das marcas brancas
(Artigo:
Marcas próprias e seu impacto na venda).
•
55% dos clientes
pagariam mais, para garantir um melhor serviço (Investigação Defaqto).
•
Por cada queixa de
clientes, há outros 26 clientes descontentes que manterão silêncio
(Lee Consulting).
•
70% das compras de
experiências se baseiam em como "sente" o cliente que lhe estão
tratando (McKinsey).
•
Uma redução do "5% na
taxa de deserção de clientes", pode aumentar os "benefícios num 95%"
(Bain & Company).
•
O custo de adquirir um
novo clientes é 6 a 7 vezes maior, que o de reter a um cliente já
existente (Bain & Company).
•
96% dos clientes
insatisfeitos não se queixam, e o 91% deles, simplesmente se vão e
nunca retornam (One Financial).
•
Clientes satisfeitos
que conseguem ter seu problema resolvido, contam sua experiência a
umas 4 ou 6 pessoas (EUA: ONG Consumer).
•
Um cliente
insatisfeito contará sua experiência de 9 a 15 pessoas. 13% deles se
o contarão a mais de 20 pessoas (EUA: ONG Consumer).
•
Preço não é a
principal razão da perda de clientes, em realidade é devido à má
qualidade de serviço ao cliente (Accenture Global Report).
•
Para compensar a
nossos clientes de uma experiência negativa, temos que lhes oferecer
12 experiências positivas (Ruby Newell - Legner).
•
Um aumento de um 2% na
retenção de clientes, tem o mesmo efeito que a diminuição dos custos
num 10% (Emmet Murphy & Mark Murphy).
•
Um cliente tem 4 vezes
mais probabilidades de ir-se a um concorrente se o problema está
relacionado com o preço ou o produto (Bain & Company).
•
A probabilidade de
vender a um cliente existente é de 60 a 70%. A probabilidade de
vender a um novo cliente é de 5 a 20% (Métricas de Marketing).
•
O gasto médio dos
clientes que utilizam pela primeira vez o eCommerce é de U$S:24,50,
em comparação com 52,50 dólares para clientes que repetem (McKinsey).
•
Os clientes que nos
avaliam com um 5 de pontuação, numa escala de 1 a 5, são seis vezes
mais propensos a fazer negócios conosco, frente aos que “só” dão-nos
uma pontuação de 4,8 (Investigação TeleFaction).
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recomendadíssimo:
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7 métricas que vão lhe
ajudar a melhorar as vendas
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