Publicidade
on-line só avança no Brasil com mudança de cultura
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Ricardo
Muniz da exame
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O
desempenho da publicidade em internet no Brasil vai bem, mas sua expansão
agora depende de uma mudança na psicologia de consumo dos usuários que
ainda não se arriscam às compras on-line. Para Daniel
Domeneghetti,
diretor de estratégia da e-Consulting,
essa modificação é necessariamente demorada. "Não
vai ter boom do setor no Brasil."
.
Pelos números apurados pela consultoria, o Brasil deve
movimentar 63,4 milhões de reais em propaganda on-line neste ano e 67,1
milhões em 2005, um incremento de 6%. "O
mercado esteve inóspito por um bom período, e só agora existe uma
retomada da percepção de que a internet é bom canal de vendas",
afirma Domeneghetti.
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Ao mesmo tempo, diz o analista, ainda são resultados muito
fracos quando comparados com outros países (veja
tabela abaixo)
e com o potencial do mercado brasileiro. "De
um universo de 23 milhões de usuários ativos não há nem 3 milhões
de compradores on-line no Brasil",
afirma. O tamanho reduzido dessa clientela poderia ser modificado com
estratégias de convencimento daqueles que já são usuários regulares
da internet mas jamais chegaram a fechar negócio nos sites de compras.
.
"Suponha
que, descontada a população economicamente inativa do total de
internautas que não compram pela internet, ainda sobrem 12 milhões de
pessoas. É para esse grupo que temos de nos voltar",
diz Domeneghetti.
Para ele, a estratégia é fazer esse consumidor em potencial perder o
medo de comprar no mercado virtual.
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Investimento
em propaganda online
(US$ milhões)
|
Onde |
1999
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
Mundo |
10.500
|
13.500
|
12.170
|
10.000
|
11.400
|
13.220
|
15.600
|
EUA |
6.300
|
8.100
|
7.300
|
6.000
|
6.800
|
7.900
|
9.400
|
Am.Latina |
-
|
53,8
|
87,7
|
79,2
|
100,6
|
105,7
|
111,9
|
Brasil |
-
|
32,3
|
52,6
|
47,5
|
60,3
|
63,4
|
67,1
|
Fonte:
E-Consulting
|
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