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Mercado brasileiro de diet e light deve crescer 20% em 2004

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É possível imaginar um mercado que cresceu 870% nos últimos dez anos, período em que o Brasil avançou à taxa média de 2,2% ao ano? Para os fabricantes de produtos diet e light, sim. O setor apresenta expansão anual de dois dígitos há uma década, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad). 

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Em 2004, esse mercado deve crescer 20% sobre os 3 bilhões de dólares do ano passado. São números que despertam a atenção de gigantes da indústria alimentícia, como a Unilever, que há sete anos não lançava novas marcas e está trazendo para o Brasil sua linha Slim-Fast, a mais vendida nos EUA. (Leia reportagem de EXAME sobre o lançamento da Slim-Fast no Brasil).
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O que sustenta essa expansão é o poder aquisitivo dos clientes. Um estudo recém-concluído da administradora de shopping centers
Store Gestão & Marketing, feito com 1 200 pessoas na capital paulista a pedido da Abiad, mostra que:

  • 58% de quem compra esses produtos é das classes A e B

  • Em seguida vem aclasse C, com 39% de participação

  • Os consumidores da classe D são a minoria: 3%

A cada vez que passam pelos caixas do supermercado, 58,15% dos entrevistados desembolsam até 20 reais com itens dietéticos ou de baixas calorias:

  • Até 20 reais 58,15% 

  • 21 a 40 reais 29,87% 

  • 41 a 60 reais 8,03% 

  • Mais de 60 reais 3,95% 

Tão importante quanto o valor gasto é a freqüência das compras. Esses artigos já se tornaram um hábito para muitos. Dos entrevistados:

  • 48,29% afirmam que sempre compram algum dietético ou light; 

  • outros 47,32% informaram que compram às vezes; 

  • e apenas 4,39% disseram que raramente os procuram. 

O que motiva os consumidores a adquirirem esses produtos são:

  • em primeiro lugar, manter a forma (52,2% das respostas), 

  • cuidados com a saúde (47%), 

  • melhorar a qualidade de vida (36,8%) 

  • e preferência pelo paladar dos produtos (8,7%). 

A somatória superior a 100% foi possível porque os entrevistados puderam listar mais de um motivo na resposta. O mercado brasileiro ainda é pequeno, se comparado a países desenvolvidos. Nos EUA, de cada 100 itens à venda, 35 pertencem à categoria diet ou light, conforme a Abiad. No mercado europeu, o faturamento do setor, em 2003, foi de 400 bilhões de dólares. A boa notícia é que a participação do segmento nas vendas totais dos supermercados está crescendo.
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A consultoria
ACNielsen elaborou estudo com 95 categorias de produtos alimentícios. Os diet e light estavam presentes em 30 delas. Dentro de cada categoria, a participação dos artigos dietéticos e de baixas calorias subiu de 11%, em 2000, para 11,9% em 2002. No mesmo período, o faturamento total dessas 30 categorias de alimentos cresceu de 2,2 bilhões de reais para 3 bilhões. O que chamou a atenção da consultoria foi o ritmo de expansão das vendas. Em conjunto, as 95 categorias pesquisadas aumentaram seu volume de vendas em 5,5%, entre 2001 e 2002. A média de crescimento das 30 categorias com itens diet e light foi de 8,1%. E os produtos diet e light, em separado, cresceram 10,9%. 

"A pesquisa mostra que, quem já está no segmento de diet e light, tem um grande potencial de negócios. E quem não está deve entrar rapidamente", afirma o diretor de marketing da ACNielsen, Mário Lynch. Fonte: Store Gestão & Marketing.

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