PORTAIS
ESPECIALIZADOS A CHAVE DA PUBLICIDADE
.
Para
que a publicidade on-line chegue a mais pessoas não é necessário
anunciar só nos sites mais importantes, segundo mostra um estudo conjunto
elaborado por DoubleClick
e comScore
Media Metrix.
.
Se pode entender as diferenças entre as audiências dos grandes
portais e as de sites mais especializados se consideramos a diferença
entre:
-
audiência
(reach),
que é a porcentagem do público alvo que visita um portal
-
e
a composição (composition), que se
refere a porcentagem da audiência total de um site que está composta
do público alvo.
O
estudo mostra que os sites com conteúdo
especializado
podem alcançar uma maior proporção de público
alvo, quer
dizer, um alto alcance nem sempre corresponde com uma composição
elevada. As páginas de alto
alcance
normalmente tem composições que refletem fielmente a média de Internet,
enquanto que nas mais especializadas e dirigidas a um público alvo a
possibilidade de que este público veja um anúncio é muito mais alta.
.
A pesquisa mostra que para fomentar efetivamente o alcance, a
entrega deve estar equilibrada entre internautas
rápidos e fortes.
Estes últimos se definem como aqueles que navegam ao menos 19 dias por mês
e tem um impacto desproporcionado nas estatísticas dos sites:
E
se objetivo publicitário é o alcance do público
objetivo, então
deve-se complementar a publicação em sites de alto
alcance com a
de sites de composição
elevada, quer
dizer, aqueles cuja audiência está composta, em grande parte, de membros
do público
alvo.