famílias
alteraram o consumo
.
Nas
últimas três décadas as famílias brasileiras alteraram muito seus hábitos
de consumo, segundo revelam dados divulgados pelo IBGE.
A compra de leite, por exemplo, caiu de 62 litros, em 1987, para os atuais
38 litros por pessoa ao ano.
.
No mesmo período, o consumo de água mineral cresceu de 300
mililitros por pessoa ao ano, para 18,5 litros. Essas informações
fazem parte da série histórica levantada pela Pesquisa de Orçamentos
Familiares (POF) do IBGE. A versão mais recente da POF foi apurada
entre julho de 2002 e julho de 2003.
.
A comparação dos dados da POF permite verificar que a mudança de
hábitos de consumo das famílias ampliou mercados para diversos
produtos, ao mesmo tempo em que diminuiu a venda de mercadorias
tradicionais. Por exemplo, entre 1974 e 2003, houve queda de 46% e
37% no consumo médio de arroz e de feijão, respectivamente. Em
compensação, cresceram 217% o consumo de alimentos previamente
preparados e 625% o de iogurtes, o que comprova a diversificação
que o mercado sofreu no período, com oferta de novos produtos.
.
A POF mostra também que as famílias brasileiras estão pouco
satisfeitas com suas condições atuais de moradia. A maior parte dos
problemas apontados (42%) é relativa ao pouco espaço das habitações.
Mas há também grande reclamação quanto às características de
conservação dos imóveis, como deterioração de telhados e janelas
(30%) e umidade (31%).
.
Esses problemas das próprias moradias foram mais comumente citados
pelas famílias como degradantes da
qualidade de vida do que os relativos à violência (28%) e à poluição
(20%).
A pesquisa do IBGE revela que do gasto da família brasileira com
alimentação 24% é realizado fora do domicílio, o que gera negócios
para restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos.
.
No gasto médio familiar com alimentação, que é de R$ 304,12 por
mês, 10% é empregado em almoços ou jantares fora de casa. Os
lanches e o consumo de bebidas alcoólicas fora do domicílio ficam,
respectivamente, com 3,81% e 3,34% das despesas alimentares.