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LOJAS DE 50 A 140 MTS
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Segundo o
ranking da
Associação Brasileira de Supermercados (Abras),
A
rede AM/PM
passaram da 47º posição em 2000 para 31º no ano passado, entre as redes
que mais faturam no País. Atualmente, o principal objetivo da empresa é
reverter a idéia de que as lojas de conveniência vendem apenas produtos
caros. Para isto desenvolveu
um catálogo promocional, batizado de "Paradinha Gostosa", que terá 7
edições anuais. De acordo com Jeronimo Santos, gerente de
desenvolvimento de marketing da Ipiranga, o guia tem duração de 40 dias
e trabalha, em cada edição, com cerca de 50 produtos com desconto
(artigo:
História das Lojas AM / PM).
Este ano vamos
investir R$ 5 milhões nas campanhas promocionais e produzir 3
milhões de encartes por promoção, que serão distribuídos nos 21
estados onde atuamos.
Para conseguir produtos
com preços mais competitivos, a rede passou a agir como o grande varejo:
centraliza compras e busca na indústria melhores condições de
negociação. No entanto, este catalogo não segue os padrões do varejo.
"Trabalhamos grandes estações de compra, como verão e volta às aulas,
mas não utilizamos as datas festivas do varejo convencional, diz
Santos. Segundo ele, não só na negociação as duas modalidades de varejo
se assemelham: "Na verdade, nosso mix de produtos é muito parecido com o
dos supermercados, só que em quantidade reduzida". A rede conta com 14
categorias de produtos, que somam de 600 a 1200 itens por loja.
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Mas as diferenças param por aí. "Nosso foco sempre foi o varejo de
combustíveis e a loja de conveniência é vista como a possibilidade de
ampliação desse negócio. Não queremos concorrer com os supermercados",
diz Santos. Ele explica que as lojas de conveniência não são um canal
adequado para grandes compras. O foco da rede é atender a pequenas
compras diárias, o que explica o tíquete médio da empresa de R$ 3,90,
frente a uma movimentação de 4,5 milhões de clientes/mês em toda a
rede.
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Além disso, Santos destaca que o negócio tem um comportamento bem
distinto do varejo tradicional: "Temos um histórico de crescimento de
22% ao ano, o que não acontece com os supermercados". A previsão da rede
para este ano é um crescimento de 25% no faturamento sobre o ano
passado, no universo de mesmas lojas. Segundo Santos, esse crescimento
das vendas se deve ao reposicionamento de preços da empresa e também ao
fato de que os consumidores ainda estão começando a conhecer as lojas de
conveniência.
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Espera-se ainda que até o final de 2005 a rede ganhe mais 110 unidades,
com investimentos de R$ 10 milhões. Para isto a empresa está
participando pela primeira vez da ABF Franchinsing Expo, que foi aberta
ontem, em São Paulo, e será encerrada no sábado. O objetivo é levar os
atuais donos de postos a investir na aquisição da franquia AM/PM.
"Trabalhamos com exclusividade a franquia das lojas apenas para os
franqueados da rede porque temos um universo potencial de 4 mil postos e
o negócio de conveniência ainda é relativamente novo no País", diz
Santos. O investimento na franquia é de cerca de R$ 70 mil, mais os
royalties.
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A franquia am/pm
nasceu em 1974 em Los Angeles, Califórnia, na Atlantic Richfield
Company (ARCO), pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de
conveniência. No final da década de 70, 246 lojas am/pm já operavam
nos Estados Unidos em regime de franquia. Atualmente, as lojas am/pm
estão espalhadas por 12 países: Estados Unidos, Brasil, México,
Argentina, Tailândia, Reino Unido (Inglaterra), Canadá, Austrália,
Japão, Coréia, Filipinas e Indonésia. No Brasil as primeiras lojas
foram implantadas em 1991 e, hoje, já são mais de 400 lojas em todo
o país. A Ipiranga possui dois tipos de lojas de conveniência - as
lojas am/pm (maiores, com um mix de produtos que chega a cerca de
1000 itens) e as lojas am/pm Express (menores, com cerca de 500
itens diferentes de produtos vendidos, e que não operam 24h por
dia). (informação obtida em
www.ipiranga.com.br
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www.gazeta.com.br
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