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444 LOJAS DE 50 A 140 MTS

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Segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), A rede AM/PM passaram da 47º posição em 2000 para 31º no ano passado, entre as redes que mais faturam no País. Atualmente, o principal objetivo da empresa é reverter a idéia de que as lojas de conveniência vendem apenas produtos caros. Para isto desenvolveu um catálogo promocional, batizado de "Paradinha Gostosa", que terá 7 edições anuais. De acordo com Jeronimo Santos, gerente de desenvolvimento de marketing da Ipiranga, o guia tem duração de 40 dias e trabalha, em cada edição, com cerca de 50 produtos com desconto (artigo: História das Lojas AM / PM).

Este ano vamos investir R$ 5 milhões nas campanhas promocionais e produzir 3 milhões de encartes por promoção, que serão distribuídos nos 21 estados onde atuamos. 

Para conseguir produtos com preços mais competitivos, a rede passou a agir como o grande varejo: centraliza compras e busca na indústria melhores condições de negociação. No entanto, este catalogo não segue os padrões do varejo. "Trabalhamos grandes estações de compra, como verão e volta às aulas, mas não utilizamos as datas festivas do varejo convencional, diz Santos. Segundo ele, não só na negociação as duas modalidades de varejo se assemelham: "Na verdade, nosso mix de produtos é muito parecido com o dos supermercados, só que em quantidade reduzida". A rede conta com 14 categorias de produtos, que somam de 600 a 1200 itens por loja. 
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Mas as diferenças param por aí. "Nosso foco sempre foi o varejo de combustíveis e a loja de conveniência é vista como a possibilidade de ampliação desse negócio. Não queremos concorrer com os supermercados", diz Santos. Ele explica que as lojas de conveniência não são um canal adequado para grandes compras. O foco da rede é atender a pequenas compras diárias, o que explica o tíquete médio da empresa de R$ 3,90, frente a uma movimentação de 4,5 milhões de clientes/mês em toda a rede. 
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Além disso, Santos destaca que o negócio tem um comportamento bem distinto do varejo tradicional: "Temos um histórico de crescimento de 22% ao ano, o que não acontece com os supermercados". A previsão da rede para este ano é um crescimento de 25% no faturamento sobre o ano passado, no universo de mesmas lojas. Segundo Santos, esse crescimento das vendas se deve ao reposicionamento de preços da empresa e também ao fato de que os consumidores ainda estão começando a conhecer as lojas de conveniência. 
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Espera-se ainda que até o final de 2005 a rede ganhe mais 110 unidades, com investimentos de R$ 10 milhões. Para isto a empresa está participando pela primeira vez da ABF Franchinsing Expo, que foi aberta ontem, em São Paulo, e será encerrada no sábado. O objetivo é levar os atuais donos de postos a investir na aquisição da franquia AM/PM. "Trabalhamos com exclusividade a franquia das lojas apenas para os franqueados da rede porque temos um universo potencial de 4 mil postos e o negócio de conveniência ainda é relativamente novo no País", diz Santos. O investimento na franquia é de cerca de R$ 70 mil, mais os royalties.

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A franquia am/pm nasceu em 1974 em Los Angeles, Califórnia, na Atlantic Richfield Company (ARCO), pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de conveniência. No final da década de 70, 246 lojas am/pm já operavam nos Estados Unidos em regime de franquia. Atualmente, as lojas am/pm estão espalhadas por 12 países: Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Tailândia, Reino Unido (Inglaterra), Canadá, Austrália, Japão, Coréia, Filipinas e Indonésia. No Brasil as primeiras lojas foram implantadas em 1991 e, hoje, já são mais de 400 lojas em todo o país. A Ipiranga possui dois tipos de lojas de conveniência - as lojas am/pm (maiores, com um mix de produtos que chega a cerca de 1000 itens) e as lojas am/pm Express (menores, com cerca de 500 itens diferentes de produtos vendidos, e que não operam 24h por dia).  (informação obtida em www.ipiranga.com.br  -  www.gazeta.com.br

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