PARA
O MARKETING FALTAM SISTEMAS DE MEDIÇÃO
.
As corporações gastam até um quarto de seus orçamentos em
iniciativas de marketing, mas poucas conhecem seus resultados ou planejam
estratégias integradas a longo prazo. Esta é a conclusão de um estudo
do Chief
Marketing Officer Council (CMO).
Esta
análise de mais de 320 empresas norte-americanas de tecnologia global que
se realizou durante o primeiro trimestre deste ano revela que só 16,8%
das empresas entrevistadas tem sistemas de medida do rendimento de
marketing.
.
Mas, apesar de que quase 90% delas acredita que esta medida é
uma prioridade principal para as empresas de tecnologia de hoje,
aproximadamente 70% investe menos de 2% de seu pressuposto de marketing
nelas.
O
diretor executivo do CMO explica que os resultados da publicidade, vendas
e marketing colaterais e branding são os mais difíceis de medir. Ao
contrário, os mais fáceis de medir são os resultados procedentes das
campanhas de correio direto e e-mail, a presença em páginas da web e
pesquisas de Internet e os programas de tele-marketing e gestão do
contato.
.
Ademais,
o estudo revela que as empresas que utilizam os sistemas de medição do
rendimento do marketing tendem a obter melhores resultados no mercado em
termos de crescimento em vendas, proporção de mercado e rentabilidade. E
estas empresas conseguem de forma consistente um maior nível de confiança
na função do marketing por parte do diretor geral.