Retenção:
- É a relação
permanente com um cliente,
pelo que se credita uma corrente estável de renda no tempo, enquanto
que o cliente
continue comprando produtos. O custo (menor)
associado com a declinação das ações
de Marketing,
e em muitos casos com o menor custo de servir ao cliente,
que já se familiarizou com a companhia, suas linhas de produtos e seus
procedimentos.
.
Vendas
relacionadas: - As
utilidades geradas ao vender
produtos novos e serviços aos clientes
atuais, é
maior nas companhias mais avançadas, que desenvolveram produtos novos
pensando na lista de seus clientes
leais.
Os clientes
leais são
mais propensos a comprar, porque os novos produtos foram desenhados nas
medidas de suas necessidades, e por isso eles tem fé em tudo o que se
relaciona com a companhia.
.
De fato, os produtos originais podem gerar
uma menor rentabilidade, comparada com as vendas relacionadas com o
transcorrer do tempo. Por exemplo, em uma companhia de elevadores,
instalar elevadores, somente é a primeira de uma longa lista de
entradas de contrato de serviço. Muitas companhias de software vendem
produtos adicionais, novos desenvolvimentos e produtos extras que
melhoram e aumentam a rentabilidade do software original.
.
Os
custos por sua vez são reduzidos, por que as novas vendas aos clientes
atuais requerem menos marketing e
não requerem novas linhas de crédito, inclusive se gasta menos em
panfletagem e se consome
menos tempo para a venda. Ademais os clientes leais são com o tempo
menos sensíveis aos preços que os clientes novos.
Referências:
- As referências
positivas são
a melhor classe de marketing e são grátis!!. As referências positivas
dos clientes
são vitais para a rentabilidade e o crescimento. As pesquisas sugerem
que os clientes
satisfeitos
provavelmente contem a outras cinco pessoas da sua boa experiência,
enquanto que os clientes insatisfeitos provavelmente contem a onze
pessoas da sua péssima experiência.
.
Por
sua própria experiência, você sabe que as referências pessoais
tem
muito mais peso que o marketing