Nova
ferramenta de inteligência comercial aumenta eficiência da prospecção
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O
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apresentou
na segunda-feira
(12) o Sistema
Radar
Comercial,
desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex),
em parceria com a Agência
de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil),
que representa uma nova ferramenta de prospecção de negócios para os
exportadores brasileiros.
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O novo sistema insere-se nas iniciativas da Política Industrial,
Tecnológica e de Comércio Exterior divulgada pelo Governo Federal no último
dia 31 de março, que tem como uma das metas aumentar o número de
empresas e produtos brasileiros no mercado internacional.
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O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo
de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de
atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior
objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de
exportações.
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“A principal vantagem do Radar Comercial é deixar o alvo bem visível
para que as possibilidades de atingi-lo sejam precisas e bem sucedidas.
Estabelece uma estratégia para o exportador que responde a 3 questões básicas:
-
para
onde
-
o
que
-
como
vender
O
Secretário de Comércio Exterior, Ivan Ramalho, ressaltou que “o novo
instrumento permite selecionar mercados e produtos que apresentem maior
potencialidade para o incremento das exportações brasileiras no curto, médio
e longo prazos”.
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O Radar será disponibilizado na Internet para utilização pelo público
em geral, mediante cadastramento prévio pelo MDIC ou pela Apex-Brasil,
com identificação de dados do usuário. Para acessar o site, basta ir
em:
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http://radarcomercial.desenvolvimento.gov.br
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O
sistema dispõe de dados de importação de 41 países, representando
quase 88% do PIB e das importações mundiais, isto é, os mais
representativos importadores do comércio mundial. Permite analisar cada
mercado isoladamente, revelando para quais países o Brasil está vendendo
abaixo da demanda e, portanto, explorando mal o seu potencial.
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A pauta importadora do país em foco é comparada com a pauta
exportadora brasileira, extraindo-se daí os produtos coincidentes. Para
uma análise mais aprofundada, são escolhidos os produtos que apresentam
maior possibilidade de incremento das vendas brasileiras.
“Por meio do cruzamento e da análise de diversos dados estatísticos os
técnicos da APEX-Brasil conseguirão identificar oportunidades comerciais
que atendam às necessidades do país de expandir as suas exportações”,
esclareceu Quirós.
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O estudo de cada país contém dados geográficos, econômicos e do
setor externo, além de endereços de órgãos e entidades relacionadas
com as atividades do comércio exterior. Inclui ainda a pauta de produtos
coincidentes, classificados quanto ao dinamismo, performance e valor do
potencial a ser explorado. E ainda, o valor das importações totais do país
em estudo, o quanto e o que comprou do Brasil.
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O banco de dados do radar comercial informa ainda, para cada
produto, quais os principais fornecedores para o país em análise,
medidas tarifárias e não tarifárias vigentes, bem como os preços médios
praticados nas importações totais, nas exportações do Brasil para o país
e nas exportações do Brasil para o mundo. A pesquisa pode ser feita por
país e por setores.