Estudo
aponta perfil do consumidor de orgânicos
.
O
principal desafio brasileiro para manter seu produto no exterior é
conquistar o segmentado mercado consumidor orgânico. Apesar de
representar apenas 7% do mercado total de alimentos principalmente em
supermercados este público é responsável por um crescimento anual de
20% em vendas e 70% de giro de produtos. Estes dados foram anunciados em
evento realizado pela Apex
Brasil e Câmara
de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha na Biofach 2004,
realizada esta semana em Nuremberg, na Alemanha, para cerca de 60 empresários
e entidades do setor orgânico.
.
Segundo Volkert
Engelsman,
executivo holandês da Eosta,
empresa importadora de produtos brasileiros orgânicos, este consumidor
está na faixa de 20 a 50 anos, possui nível superior, faz parte da
classe média, tem crianças pequenas, mora na cidade e é formador de
opinião. "Esta
é a base de mercado dos próximos cinco anos. Se você avaliar a curva de
crescimento do mercado europeu, notará uma estabilidade de crescimento em
cerca de 20% anuais com alguns picos no meio do caminho",
explicou Engelsman.
.
Os picos são gerados pelo food
scare, ou
seja, por épocas em que problemas com determinados alimentos, como o mal
da vaca louca, assustam os consumidores convencionais e os fazem buscar opções
mais saudáveis e seguras. Apesar de ser um evento isolado, o food
scare permite
que alguns consumidores acabem se convertendo em "orgânicos
fiéis"
como são conhecidos os compradores do mercado orgânico.
.
Para o representante do Ministério
do Desenvolvimento Agrário, Paulo Heineck,
esta foi uma resposta para um possível crescimento do público
interessado em produtos do setor. "Para
haver crescimento em vendas, também é necessário haver maior público
para absorver a oferta disponível",
comentou Heineck.
Além disso, segundo Volkert
Engelsman,
dentro do perfil estabelecido para o consumidor orgânico ainda há espaço
para que mais pessoas descubram suas vantagens e passem a aderir ao
consumo orgânico.