Por
volta de 2 terços dos diretores de marketing entrevistados nos EUA
acreditam que o
marketing on-line tem uma grande importância estratégica para suas
empresas. Mais de 400 responsáveis de marketing foram entrevistados
no final de 2003 pelo Consejo
CMO, a
revista "B2B",
o jornal "USA
Today"
e a empresa de e-mail marketing Responsys.
"A
entrevista confirma que o marketing on-line está aumentando seu nível,
passando de uma experiência a uma parte vital do marketing mix",
assegura a vice presidenta de marketing de Responsys, Kathy Gogan. Como
conseqüência "o
marketing digital é muito mais importante e também está se gastando
mais nesta área".
.
.
Ademais, a indústria da publicidade on-line está preparada para
um crescimento sólido este ano. O banco de investimentos US
Bancorp Piper Jaffray
espera que cresça uns 21% até chegar aos 8.1 bilhões de dólares. De
fato, a entrevista mostra que 3/4 dos entrevistados planejam aumentar os
investimentos em iniciativas de marketing on-line. De momento, a principal
vantagem desta área é que é barata: - "65%
acredita que esse é seu maior pro". Este
meio parece que está tendo êxito tanto para a resposta direta como a
promoção da marca:
-
Mais
de 84% dos profissionais diz que suas empresas utilizam o marketing
on-line para gerar mais vendas,
-
enquanto
que 71% o utiliza para fomentar o reconhecimento e a consciência da
marca.
-
Outros
68% assegura que seu objetivo chave é a retenção de clientes.
Apesar
de seu otimismo a maioria dos profissionais acreditam que não estão
tirando o máximo de proveito desta área. Entre os principais obstáculos
que encontram está o spam, os filtros e a saturação das contas de
correio. Segundo alguns deles, a nova legislação anti-spam
é uma resposta a este tipo de problemas.