Metronomy,
com sede em Londres - RU, oferece um computador pessoal IBM grátis no
valor de 800 libras esterlinas (3.800
REAIS), e em troca os
clientes terão que suportar 1 minuto de anúncios publicitários na tela
a cada 20 minutos de uso do computador. Cada lar também terá que usar o
computador ao menos durante 30 horas ao mês e a empresa promete
substituir por uma nova máquina depois de três anos.
.
"O que vamos fazer é aplicar a tradição das obrigadas pausas
comerciais da TV e radio aos computadores pessoais da casa", disse o
presidente executivo e co-fundador da Metronomy,
John Thornhill. Thornhill, de 32 anos e que concebeu o plano, disse em uma
entrevista que Metronomy espera que por volta de 2.000.000 de casas
aceitem sua oferta em 3 anos, o que lhe dará uma grande audiência cativa
para os anúncios publicitários. Metronomy espera atrair pessoas que
entendem de computadores, mas que não possuem o seu próprio.
.
Thornhill
disse que muitos dos 12 milhões de lares britânicos que agoras possuem
computadores também poderiam sentir-se tentados a aceitar a sua oferta,
somente em possuir uma nova máquina ou atualizar-se com uma mais avançada.
De resultar êxitosos os planos de Metronomy
poderiam aumentar drasticamente o uso aos computadores pessoais na
Grã Bretanha, mas representaria um problema para os varejistas de
computadores estabelecidos no Reino Unido, como a PC World, Dixons e
Currys.
.
A
proposta de negócio é similar da maneira que funcionam os jornais e as
companhias de televisão, no sentido da Metronomy
espera cobrir seus custos através da publicidade, que estará adaptada a
cada indivíduo. A empresa planeja alugar os computadores que a IBM
fabricará e que instituições financiam o aluguel. "Temos formado
alianças com a grande maioria dos grupos publicitários do mundo, entre
eles Interpublic e Omnicom.Eles serão os canais que trarão os ingressos
", disse Thornhill.
.
Os membros dos lares que obtenham computadores de Metronomy terão que
preencher formulários na Internet (www.metronomy.com)
detalhando a estrutura familiar e suas preferências, que serão enviadas
a companhia. Os clientes receberão em seguida um disco compacto cada mês,
que conterá os anúncios que serão exibidos nas 4 semanas seguintes. Os
discos terão que ser instalados no computador e em caso de não ser
feito, o computador será desativado.