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Cuidado com o cliente silencioso!

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Estudos feitos por especialistas em relacionamento com clientes mostram que em média uma empresa perde 30% de seus clientes a cada ano, pelos mais variados motivos. Mas raramente os clientes frustrados fazem reclamações, a não ser quando eles já atingiram o auge da irritação. 
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A forma de expressar o seu descontentamento ou desilusão é um afastamento silencioso, que raramente é notado pela empresa. Quando a empresa se der conta da fuga de clientes já será tarde demais, e não terá outra saída senão pagar um preço alto para reconquistar a confiança perdida, normalmente entre oito e dez vezes o custo médio da fidelização de clientes. 
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Cerca de 90% dos clientes não reclamam na hora, segundo pesquisas feitas pelo psicólogo neozelandês
Sean D’Souza. A fuga silenciosa de clientes acontece porque reclamar dá trabalho e, além do mais, gera normalmente situações desconfortáveis tanto para quem faz como para quem recebe a queixa. 
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Para
D’Souza, um especialista em psicologia de vendas, as empresas deveriam ficar felizes quando um cliente reclama porque assim é possível descobrir o que está errado antes que a fuga de clientes cause prejuízos muito grandes. Isso implica, no entanto, uma mudança de atitudes e processos. Como por exemplo: 

  • criar instrumentos que facilitem e agilizem o recebimento de críticas e sugestões, e instruir funcionários a não encarar uma queixa como uma ofensa pessoal. 

As empresas precisam adquirir o hábito de pesquisar diariamente as reações de seus clientes tentando “arrancar” reclamações. Esse hábito pode ajudar uma empresa a reduzir custos e aumentar a satisfação de clientes. Experimente. 


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