AS EMPRESAS ALEMÃS APOSTAM PELO MKT DIRETO
.
As grandes empresas alemãs cada vez investem mais dinheiro no marketing direto, ou é ao menos o que revela as cifras totais. O novo informativo
"Marketing Direto na Alemanha 2004"
tem examinado empresas com vendas anuais superiores ao quarto de milhão de euros, e tem descoberto que quatro de cada cinco delas utiliza o marketing direto.
.
Concretamente, no ano passado estas investiram uns 30.800 milhões de euros no diálogo com os clientes e interessados. E este ano a cifra deveria alcançar os 32.000. Mas frente a este crescimento geral,
no ano passado se gerou uma queda dos investimentos por empresa (Uns
31.300 de euros) se o comparamos com 2002.
.
A maior parte do investimento nesta área corresponde aos e-mails dirigidos a uma pessoa concreta (10.700 milhões). No entanto, estes estão perdendo proporção de mercado, já que em 2002 representavam dois quintos do investimento total e em 2003 só 35%.
.
E é o comércio o que mais aumentou suas atividades em 2003
(11.200 milhões de
euros). Isto se deve a que em vista do estancamento do consumo o comércio tenta dirigir-se aos clientes de forma mais específica.