O USO DE INTERNET REDUZ O CONSUMO DE TELEVISÃO
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Existe uma clara correlação entre o aumento do tempo de consumo da Internet e a diminuição geral do tempo investido em ver a televisão.
É o que mostra a quarta entrega do Digital Future Project, o qual examina o consumo de meios de comunicação entre os norte-americanos.
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Enquanto que o número de horas passadas navegando aumentou 2003 comparado com 2002, o de horas passadas vendo a televisão tem se mantido praticamente igual. Ademais, o crescimento de tempo na Internet tem aumentado mais rapidamente do que tem diminuído o tempo de visionado da televisão.
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No entanto o Television Bureau of Advertising junto com
Nielsen Media Research,
chegou a conclusão de que em 2003, os adultos viram televisão uma média de 258,4 minutos por dia, comparados com os 65,8 em Internet. Além do mais, aqueles com ganhos por lar inferiores aos 25.000 dólares anuais, passaram 318,7 minutos diante da televisão e só 30,3 on-line. Mas os profissionais e diretores investiram 199,8 minutos em ver televisão e 101,1 em Internet, em grande parte devido às razões de trabalho.
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Segundo o Digital Future Project, uma grande porcentagem dos lares com Internet estudados, indicaram que passavam menos tempo vendo televisão em 2003, que em anos prévios. Ademais, o maior impacto no visionado de televisão tem se observado entre os consumidores
veteranos, com mais de 7 anos utilizando a Internet. Deles, 45,5% disseram vê-la menos desde que começaram a utilizar a Rede.
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Por outro lado, alguns estudos tem mostrado também que os internautas estão combinando meios, em lugar de substitui-los. Um exemplo é um estudo elaborado por
BIGresearch, que mostra que os consumidores estão vendo a televisão enquanto estão na Internet e vice-versa. E isto corre o risco de que, as mensagens de marketing se diluam e sejam, por tanto, menos
efetivas.