As
vendas através de Internet podem superar as que se realizem através
dos call centers nos próximos dois anos. Ao menos isso é o que revelam
os informes estadunidenses sobre catálogos. O primeiro deles foi
elaborado pela DoubleClick
e se baseiam em entrevistas realizadas com mais de 30 empresas. Segundo
este informe, os catálogos seguem sendo críticos para o êxito "MULTICHANNEL",
mas precisam evoluir mais agilmente para manter seus status.
.
O êxito deste meio se baseia em desenvolver a criatividade do
catálogo e o merchandising que seja adequado para um comprador "MULTICHANNEL",
adaptando versões menores de catálogos para estes compradores e
segmentos de clientes com grande valor, além de utilizar dados integrados
dos clientes.
.
O segundo estudo, o
"Informe Anual
Abacus
de Tendências do Sector de Catálogos 2004"
confirma o primeiro, já que afirma que somente 43% das vendas atribuídas
a um mailing de catálogos, as gestionam os call centers. O restante tem
lugar em internet ou lojas.
-
43%
call center
-
33%
internet
-
24%
lojas
E
esta é uma tendência que já aumentou, porque em 2003 os percentuais de
vendas por catálogos que se realizavam pela internet era de 32%, enquanto
que em 2002 eram de 28%. Em geral, tanto as vendas na internet como por
catálogos, cresceram um 1,4% entre 2002 e 2003.