Na
atualidade estão sendo realizados alguns experimentos pouco usuais,
motivados pelo contínuas tentativas por parte dos anunciantes de conseguir a
atenção dos adolescentes e jovens de 20 e poucos anos.
Um exemplo destes
experimentos é o que leva adiante a TREMOR,
unidade de marketing experimental dirigido a adolescentes da.Procter
& Gamble.
.
Esta unidade tem
estabelecido uma relação com mais de 200.000 adolescentes influentes, é
dizer, gente que opera em múltiplos círculos sociais e é provável que
fale abertamente sobre o produto ou serviço.
Tremor
os convida a serem os primeiros a testar os produtos, lhes dá amostras
antes dos lançamentos ou lhes pede que votem sobre uma logomarca ou o
desenho da uma embalagem. E esta idéia de permitir aos adolescentes serem
os primeiros em ver os produtos e escutar-los na empresa, parece
funcionar.
Outra estratégia diferente de marketing dirigido à adolescentes protagonizada
pela empresa BrandPort.
Neste caso, se utiliza um incentivo mais literal, já que paga aos jovens
para ver os anúncios na internet. Para se assegurar de que tenham
assistido, lhes apresentam várias perguntas depois do anúncio de 30
segundos e depois recebem 5 dólares para cada 10 anúncios
aproximadamente.
O investimento em TV segue sendo tão importante, mas a expansão
dos DVR
e a banda larga da internet está desafiando a efetividade dos anúncios
televisivos, assim como as mudanças importantes nos hábitos de consumo,
sobre tudo nos jovens. De qualquer maneira, recorrer a publicidade
"BOA A BOCA", é parte de uma plano de marketing holístico e
não um plano de marketing em si.