Para
lutar contra os quilos a mais, o Governo Britânico quer tomar novas
medidas: - Proibir a publicidade de comida "LIXO"
na TV. Com isso, as redes privadas temem perder milhões em renda segundo informa o jornal de Media
Guardian.
.
O plano dos políticos britânicos, prevê proibir a publicidade de
"FISH AND
CHIP" e outros
até as 21 horas, pelo que as redes privadas, vem perigar sua existência.
Concretamente, os fabricantes de alimentos e empresas varejistas como McDonald´s
investem anualmente 840 milhões de euros em publicidade televisiva.
De fato, 60% do tempo publicitário total, o ocupam as guloseimas,
batatas fritas, comida rápida e refrigerantes, produtos estes que estão
na lista de proibições do governo. Se a lei entra em vigor, muitas TV's
privadas teriam que cancelar sua programação, como a BBC. Mas as
pesquisas revelam que a publicidade não tem uma influência decisiva nos hábitos
de consumo das crianças.
.
Outra das medidas da luta do governo contra o excesso de açúcar
na alimentação, seria sinalizar voluntariamente os ingredientes não
saudáveis nos alimentos. Assim, um sistema de cores nas embalagens,
chamaria a atenção dos famintos compradores sobre os ingredientes
prejudiciais.
Mas a questão é, se o governo deveria intervir, segue sendo um
fato questionável, já que o gigante
McDonald´s
experimentou no ano passado uma redução de renda, passando dos 120
milhões de euros a somente 33. Além disso, com a estréia do filme Super
size me,
na que um diretor cai numa grave depressão pela ingestão contínua de
comida rápida, os consumidores já estão conscientes de que o pepino do
quarteirão com queijo, não contém muitas vitaminas.
Por isso, para contrabalançar esta imagem, McDonald´s
tem começado no Reino Unido, uma nova campanha e tem prescindido de sua
logo na publicidade exterior. Este tem sido substituído pelo slogan "McDonald´s.
Mas não como tu a conheces".
Paralelamente, a empresa começou uma parceria com a Sociedade Vegetariana
inglesa, a
qual lhe outorga as saladas desta, um selo de qualidade.