BOTAM
BOCA NO TROMBONE VIRTUAL
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Durante
o Congresso
Mundial da Associação Internacional de Publicidade
- IAA, celebrado em
Beijing, os 1.300 delegados de 42 países, puderam escutar que os consumidores
tem o poder e os conhecimentos para alterar o comportamento do MARKETING.
Agora são eles os que estão em posição de manipular as empresas.
Um exemplo é o dos irmãos que desenvolveram uma página web e um vídeo
para denunciar que as baterias do reprodutor de música iPod
de Apple não podia ser
substituído e durava apenas 18 meses.
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O vídeo intitulado: - "iPod´s
Dirty Secret",
mostrava os irmãos escrevendo seus descobrimentos sobre o Ipod,
em todos os posters publicitários da Apple
sobre este produto. A página web gerou mais de 15 milhões de clics em todo
mundo e obrigou a APPLE
a trocar a bateria.
Outro exemplo é o da introdução no Japão de C2 de
Coca-Cola.
Ali os consumidores desenvolveram boa parte das 40.000 páginas web sobre o
produto. Os chamados BLOG'S
tiveram um forte impacto sobre o que os consumidores pensavam, mesmo sem ter a
verificação específica da informação.
Os desenvolvedores de BLOG'S
são pessoas influentes, gente que se orgulha de saber sobre todo tipo de
detalhes internos do produto, o qual lhes dá credibilidade entre os
consumidores. Por iso as empresas tem que estar preparadas para mudar suas
comunicações baseando-se na resposta dos clientes.