LINKS
PATROCINADOS - O BOOM DO MARKETING
.
Os
links patrocinados ou enlaces, são a ferramenta mais efetiva para vender na
internet. Esta foi a idéia mais repetida durante a jornada profissional: "a
EFETIVIDADE DO MARKETING na INTERNET",
na qual importantes profissionais do setor, explicaram as razões pelas quais
anunciar em motores de pesquisa, é uma vantagem sem igual.
O enlace patrocinado tem sido o que realmente tem solucionado o problema
da venda através da internet, resumia ANTONIO
MAS, membro da comissão de
lojas da AECE, o que tem
ajudado os pequenos anunciantes ao descobrir os buscadores como médio de promoção.
Além disso, assegura que vê no e-mail marketing e em especial no marketing de
enlaces, as ferramentas mais efetivas para vender um produto na internet.
O internauta, vê o anúncio que aparece na pesquisa, associado a uma
palavra como uma informação agregada e uma resposta a uma necessidade que ele
mesmo tenha expressado. Estes anúncios estão sujeitos ao sistema de pagamentos
por clics, de maneira que o anunciante somente paga por estes, no caso do
internauta clicar nele.
Juan
Carlos Fernández,
diretor geral de Overture,
reforçou a mesma tese, ressaltando que 71% das compras on-line, tem sua origem
num motor de pesquisa. A alta segmentação e a atitude ativa por parte do
internauta, contribuem para o sucesso dessa efetividade. OVERTURE, gestiona a
relação on-line entre empresas e clientes, realiza um processo editorial no
qual estabelece quais palavras chaves, são as mais adequadas para o anunciante.
Referente ao uso de marcas como palavras chaves, assunto pelo qual o
GOOGLE
já foi denunciado em mais de uma ocasião, João
Carlos Fernandes
comentou que o processo editorial de Overture
impede a utilização de uma marca como palavras chaves, salvo em casos que seja
a própria marca a que se anuncia o que seja uma empresa de distribuição, na
qual entre os produtos se inclua a própria marca.
A publicidade na internet claramente vai representar o maior nível de
crescimento dos próximos seis anos, comentou JAVIER
RODRÍGUEZ ZAPATERO,
presidente da IAB
Spain ao fazer
suas previsões sobre o desenvolvimento de internet como meio publicitário. O
aumento da audiência, que incluirá as donas de casa e pessoas maiores e a
diminuição do custo da banda larga, serão os principais motivos que levem aos
principais 80 anunciantes, a incluir em seus planos de meios em uns poucos anos.
A primeira jornada sobre a efetividade do marketing na internet,
organizado por
CincoDías
e Overture,
terminou com uma mesa redonda sobre a utilidade do modelo publicitário em
motores de pesquisa, na que profissionais como Nacho
Azcoitia, diretor
comercial de MSN,
Aquilo
Peña diretor
comercial de Wanadoo,
Juan
Carlos Fernandez
diretor de produção da Yahoo
espanha,
expuseram sua visão sobre este modelo.