.
O
informe global de marketing 2004 apresentado por Advertising
Age
detalha quais foram as 100 empresas que mais investiram em publicidade em
2003. O lento crescimento econômico, as altas tarifas e a queda
precipitada do dólar, não impediram que estas empresas investissem 11,6%
a mais que em anos anteriores. E isto supõe um salto notável desde o
crescimento de 7,1% de 2002 destas empresas e o declive de 2,6% em 2001. A
lista está assim:
-
MAIS
29% pela Procter &
Gamble com investimentos de 5.760 bilhões de dólares.
-
MAIS
13,3% Unilever,
com investimentos de 3.540 bilhões.
Em
conjunto, as 100 empresas impulsionaram os meios com 82.830 bilhões,
comparados com os 74.250 de 2002.
-
o
investimento NOS EUA continua dominando a lista e representa 48,7% do
total (50,2% em 2002), com 40.360 bilhões.
a diminuição do porcentual se atribui a debilidade do dólar.
-
o
investimento NA
Europa cresceu um 12,9% - 26.040 bilhões.
a região de Ásia e o Pacífico também cresceu, alcançando 13,8%
(13,3% em 2002), com 11.220 bilhões.
-
no
Japão o investimento caiu pelo
3º ano consecutivo. Foi
a emergente economia DA china que impulsionou grande parte do total da
região, que aumentou um 64%.
a
origem por país das empresas do ranking:
Por
categorias:
-
cuidado
pesSoal É responsável POR UM QUINTO DO TOTAL ALCANÇANDO 22,8%.
-
telecomunicaÇÕES
COM 21,2%.
-
venda
AO VAREJO E FINANÇAS COM 20%.
-
automóveis
COM 20.93 bilhões
COM 8,8%.
Neste
ano se espera que o crescimento mundial se mantenha estável
devido ao
contínuo declive do dólar e a lenta recuperação dA Europa.