ligar
de celular é 11 VEZES MAIS CARO QUE LIGAR DE FONE FIXO
.
A
FEDERAÇÃO
DE CONSUMIDORES EM AÇÃO - FACUA
adverte que o uso abusivo e as vezes até compulsivo do celular, está derivando
num aumento da despesa mensal de milhões de famílias e uma autêntica adição
para numerosos consumidores, que chegam a sofrer transtornos físicos e psicológicos,
quando esquecem o celular em casa ou ficam sem bateria.
tua
vida é móvel?
é o lema da campanha de FACUA,
protagonizada por uma jovem unida ao seu celular através de correntes
penduradas no pescoço. A federação adverte que mesmo com as inúmeras
vantagens que se apresentam com a tecnologia móvel, muitos usuários devem começar
a se perguntar se não estão se convertendo em autênticos "móvel
dependentes".
Em
relação as tarifas, FACUA
adverte que "ligar
de um celular é 11 VEZES MAIS CARO QUE LIGAR DE UM TELEFONE FIXO".
De fato, na Espanha uma ligação de celular, custa mais que ligar de um fixo a
USA ou aos países da união européia, mas cada vez mais, são os consumidores
que desligam suas linhas fixas, com a errônea crença que a "POUPAM
UMA DESPESA SEM A LINHA FIXA",
compensando as diferenças tarifárias.
.
Um
estudo realizado no Reino Unido e do qual suas conclusões foram publicadas em
2000 pela revista médica BRITISH
MEDICAL JOURNAL,
assinala que os cigarros estão sendo substituídos pelos celulares nas mãos da
população adolescente e que a conduta destes, referente aos celulares, é
igualmente obsessiva e aditiva que com o tabaco.
.
FACUA
assinala que a publicidade dos móveis é especialmente dirigida aos
adolescentes, é de fato similar a do tabaco. Em vez de centrar-se em suas
tarifas, os anúncios apresentam o móvel como um instrumento que dá independência,
liberdade, permite integrar-se em um grupo, estreitar laços com os amigos,
igual que a publicidade de cigarros.
.
Recentemente
uma equipe da UniversidadE
britânica de Lancaster
apresentou um estudo realizado com 150.000 usuários, que põe de manifesto que "1
EM CADA 3 USUÁRIOS, ESTÁ ENGATADO"
ao seu celular, cifras de adição que dobram outro estudo realizado em 2003.
o
que
É FACUA?: - É a versão Espanhola do nosso amado IDEC,
Instituto de defesa do consumidor, do qual todos teriam que ser assinantes do
jornal, senão por interesse em suas próprias economias e saúde, pelos seus
clientes e seres queridos, para reduzir O CAMPO DE AÇÃO DOS ESPERTALHÕES
QUE SE DIZEM EMPRESÁRIOS.