41%
das compras on-line são realizadas por ELAS
.
Cada
vez mais mulheres compram
pela
Internet. A porcentagem de processos de compra em lojas on-line realizadas por
elas já alcançava 41% em 2003, segundo um estudo da empresa de pagamento eletrônico
Pago.
Igualmente em 2002 e 2003, este ano a empresa publica uma ampla pesquisa
com o título "Status quo do comércio eletrônico na Alemanha e
Europa".
.
Nele se avaliam 16,5 milhões de processos de compra reais que se
produziram em 2003 sobre a plataforma de Pago.
E se distinguiu entre comércio eletrônico varejista, apostas on-line e os
serviços de telecomunicações.
.
Até hoje, as pesquisas mostravam que as mulheres compravam claramente
menos na Internet que os homens, mas agora o estudo mostra uma imagem diferente:
mais de dois quintos de todas as compras se carregam em contas de consumidoras.
E estas apreciam especialmente o chamado e-retail, o comércio varejista
na rede. Nesta área, que é o mais parecido com a venda à distância
tradicional, se oferta roupa, cosméticos, livros, cds e vídeos, assim como
produtos de uso diário. E aqui as compradoras gastam claramente mais dinheiro
que os homens, já que o valor médio da cesta de compra é:
-
91,86
euros das mulheres
-
80,89
euros dos homens
Além
do mais, os costumes de pagamento mostram que as internautas utilizam o comércio
on-line de forma parecida com a venda à distância. Enquanto que somente 7% dos
casos os homens preferem pagar a fatura depois de receber o pedido, a
porcentagem é de 20% nas compras realizadas por mulheres.