.
China
será a 3ª economia publicitária do mundo antes de 2011, superando o Reino Unido e Alemanha, segundo um informe publicado por Zenith
Optimedia.
Depois de crescer um 18% em 2003 e 9 bilhões de dólares, já é do
tamanho da Italiana.
Zenith
espera que esse total se duplique em dois anos e para então somente os EUA
e Japão serão maiores. De fato, se prevê que o mercado publicitário na
Ásia e Pacífico, seja maior que o Europeu dentro de 10 anos, devido ao
índice de crescimento muito mais rápido e aumento da população.
O MELHOR ANO PARA O
SETOR: - Um
indicativo importante é também que este ano será o melhor desde o ano
2000, antes do dia 11- S e a sumida da "bolha
pontocom", o
que levou os investimentos do setor a patamares muito baixos em todo
mundo. Calculam que nos próximos 3 anos o crescimento será gradual e
sustentável, em torno de 5 e 7%.
Por outro lado, a Internet é o meio com o crescimento mais rápido na
publicidade mundial, ocupando 5,4% do investimento estadunidense ou 8,7 bilhões de dólares,
e 3,6% do investimento mundial em publicidade.