MARKETING
MULTICULTURAL PARA UNA SOCIEDADE MULTICULTURAL
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O
segundo estudo de Marketing Multicultural realizado pela ANA,
Association of National Advertisers dos
EUA, tem refletido o
grau de conscientização das empresas do marketing e a publicidade no referente
a necessidade de trabalhar seguindo uma política
multicultural.
Na atualidade, a sociedade está multicultural. Por isso, as
empresas tendem a unir-se às mudanças que estão acontecendo,
aproveitando também a nova situação para conseguir novos clientes
e integrar-se em novos mercados multiculturais.
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Os resultados do estudo mostram que cada vez
mais, as agências produzem suas campanhas direcionando-as as minorias e ao
coletivo latino. Estes grupos supõem nos eua uma importante % do poder aquisitivo total do
país.
As mudanças também estão se tornando
efetivas em diferentes
agencias.
Unilever
e
Kodak
foram as duas companhias pioneiras em comprometer-se com os novos
mercados. Isto se reflete na abertura de novos departamentos de
marketing multicultural e na contratação de pessoal de diversas
culturas. A atividade que se realiza nas agências se adaptará a esta nova
tendência, elaborando análises transculturais do consumidor.
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Em geral, as previsões são positivas. Recentemente se tem registrado
um aumento nas rendas em publicidade multicultural com relação ao ano anterior.
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52% dos entrevistados asseguram que o investimento superou as cifras do
ano anterior
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19% das pequenas empresas também destinaram uma grande parte de
seu pressuposto para este fim.
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Sem dúvida, esta tendência multicultural acaba de
nascer e estará presente nos próximos anos, ainda que segundo 38% dos entrevistados,
a interpretação de seus
resultados suporá um "grande desafio".