44%
ELEGEU A COR Azul COMO A favorita No mundo, segundo um novo estudo de
pesquisa internacional realizado em 17 países (entre eles o Brasil) com
13.000 consumidores.
As
bases do estudo: - O
informativo intitulado, "Global Market Bias: Part 1- Color," é, até
esta data, o principal estudo geograficamente equilibrado sobre COR
e um profundo exame sobre os mercados globais impulsionados pelas marcas. O
estudo foi desenvolvido em conjunto por MSI-ITM
International da Holanda, CMCD/Visual
Symbols Library e Cheskin
ambas da Califórnia - EUA.
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o
global market bias research studies, é uma série de pesquisas realizadas a fim
de conhecer a linguagem visual das marcas ao redor do mundo, realizadas por 3
empresas especializadas em marketing, branding e design. Os pesquisadores
analisaram as respostas de 12.929 homens e mulheres. Os países participantes
foram:
Austrália,
Bélgica, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia,
México, Holanda, Rússia, Suécia, Espanha, Reino Unido e eua.
A
primeira pergunta feita aos entrevistados foi, para que escolhessem a sua cor
favorita, para posteriormente, concentrar-se em oito cores:
vermelho,
azul, verde, roxo, laranja, amarelo, preto e branco.
E
aS CLASSIFICARAM QUANTO A SUA ASSOCIAÇÃO COM ATRIBUTOS, PAÍSES, EMPRESAS E
PRODUTOS. Mike Foley, diretor de DESENVOLVIMENTO comercial global para MSI-ITM FEZ UM COMENTÁRIO ESPECIAL PARA OS LEITORES DO SDR:
os
desafios que enfrentamos para gerir um estudo desta magnitude, foram enormes.
utilizando PlanetPanel®, nossa comunidade de pesquisa on-line, realizou o
estudo em 17 países e os dados estiveram prontos para análises num prazo de
2 semanas. isto nos ofereceu uma imagem muito atualizada das atitudes a nível
mundial, o que é essencial para o comércio de marcas globais.
Um
dos
casos mais impressionantes, é a visão da bandeira dos EUA, representada pelas
suas cores: "VERMELHA, BRANCA E AZUL", onde a
maioria dos entrevistados a identificou com a cor "negra"
numa clara associação ao seu estilo raivoso, agressivo, representado por
tantos falhos políticos ultimamente
(NO BRASIL 29% A IDENTIFICARAM PRETA). Sem
duvida que o Governo americano terá que repensar urgentemente suas políticas
externas, se não quer perder terreno no marketing global.
.
Mas
o que desponta deste estudo, fora os bilhões de dólares que são despejados em
produtos, PDV, embalagens, publicidade, identificados com as suas marcas, é a
diferença de cada cultura com a cor da marca. Por exemplo, as marcas são
identificadas pela cor e citam os seguintes exemplos:
-
BMW
E MERCEDES SÃO NEGROS
-
COCA
COLA E MARLBORO SÃO VERMELHOS
-
MC.
DONALD'S É IDENTIFICADO PELAS CORES AMARELO E VERMELHO
-
MASTER
CARD E KODAK SÃO IDENTIFICADAS PELAS CORES AMARELO E LARANJA
-
PEPSI,
LEVI'S, MICROSOFT, IBM E A GIGANTE SDR, SÃO IDENTIFICADOS PELA COR AZUL.
-
M&M
É IDENTIFICADA POR TODAS AS CORES, MENOS A BRANCA E PRETA.
este
estudo
teve muita atenção para as cores e as interpretações da tonalidade de cada
uma, porque, como o demonstra, cada cor pode ser representada por 3 tonalidades
diferentes, o que indica máximo cuidado, na elaboração de uma marca e sua
percepção pelo público.
.
o
estudo Também
identifica
o que os consumidores globais pensam de cada cor e cita a correspondência em cada exemplo,
demonstrando mais uma vez que cada país reza diferente no que se refere a
cores.
Como exemplo, o amarelo é identificado como uma cor alegre. Mas na China
apenas 18% consideram isso. Por tanto, é hora de estudar com mais profundidade
o desenvolvimento de uma marca, sobre tudo se ela for utilizada para os
consumidores globais.
Enquanto
que os entrevistados de cada país estudado escolheram o azul como a cor nº1,
alguns resultados do estudo mostram divergências significantes na França,
Alemanha e Reino Unido.
.
Estas e outras diferenças que são apresentadas neste
estudo, podem ter fortes implicações para os comercializadores de marcas, para
os quais seus consumidores alvo, são os europeus.
E
PARA QUE NÃO RESTEM DÚVIDAS, O ÍNDICE PARA A COR PREFERIDA NO BRASIL FOI DE
44%, a mesma média global. ASSIM TAMBÉM o Brasil É IDENTIFICADO PELA cor verde, com 95% das opiniões,
83% para o amarelo, 64% para o azul, 47% para o branco e 9% para o vermelho.
.
na
França
e Alemanha, existe uma grande associação entre o azul e atributos positivos,
fresco, amistoso e fiável.
.
no
Reino Unido, pensam principalmente na realeza e na frialdade quando pensam em
azul.
.
Globalmente, a marca que os consumidores associam mais comumente com o azul é
a Pepsi® (que dor de cabeça para a cocucha, que é reconhecida pelo
vermelho).
.
na
Europa, os consumidores associam o azul com a marca Levi’s®.
.
os
franceses, pensam com mais freqüência no cartão Visa, uma associação com
"Carte Blue®" (que é o titular das licenças do Visa® na França
e de fato é azul). Outra
marca azul consolidada na França é Danone®, que pela intensidade de azul,
está classificada na mesma categoria que a marca Levi’s®.
.
América latina elegeu o preto como sua segunda cor (na china a cor PRETA é
indicativo de qualidade). MAS TAMBÉM A COR LARANJA (6ª na preferência
mundial) É INDICATIVO DE ENERGIA E TAMBÉM DE PAIXÃO, EXAMINANDO BRASIL E MÉXICO
E AS CORES DOS TIMES DE FUTEBOL.
.
o
verde é uma cor muito forte entre os consumidores dos países da Ásia e pacífico.
.
os
europeus favorecem o vermelho ou ROXO, estando
de acordo neste caso com eua, que favorece o ROXO, como a segunda cor
preferida.
.
O
ROXO mostroU SER A SEGUNDA FAVORITA TANTO NO REINO UNIDO COMO NA FRANÇA, ONDE
ESTÁ FORTEMENTE ASSOCIADA COM A REALEZA, O PRESTíGIO E A INOVAÇÃO.
.
PARA
os
ALEMÃES, curiosamente, O VERMELHO é A COR PREFERIDA, UMA COR MUITA ASSOCIADA
COM O AMOR, O PERIGO E A EMOÇÃO. O PRODUTO QUE OS ALEMÃES ASSOCIAM MAIS COM
O VERMELHO, SÃO OS CARROS. OS ALEMÃES PENSAM PRIMEIRO NA MARCA MARLBORO E
SEGUNDO NA COCA-COLA.
.
OS
franceses, que também associam O VERMELHO COM O PERIGO E A EMOÇÃO, PENSAM
EM OUTRA CATEGORIA: - "A CARNE". MESMO ASSIM A MARCA MAIS VERMELHA
na FRANÇA É A COCA-COLA, SEGUIDA MUITO DE PERTO PELA MARLBORO..