As
reclamações são o estudo de mercado mais barato
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Sala dos Estudos,
Pesquisas e Estatísticas
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As estatísticas
revelam que só um de cada 27 clientes descontentes decide reclamar
abertamente. As causas desta fobia à queixa estão no excessivo tempo
de espera e o desesperante papel ao que os clientes e consumidores
se vem obrigados a se submeter. Todos os profissionais em vendas com
os quais mantemos contato através do Jornal SDR, tem bem clara essa
filosofia é ensinam isso para as industrias serem conscientes, de
que as queixas dos clientes e consumidores, são o melhor e mais
barato estudo de mercado
(Artigo:
Ouvir os clientes compensa).
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Eles chegaram a
conclusão de que existem oito princípios que as empresas devem
adotar em seus atendimentos aos clientes insatisfeitos:
•
Agradecer, porque
Os clientes que reclamam estão dando a oportunidade de melhorar
sua qualidade.
•
Explicar por que
se aprecia a reclamação.
•
Desculpar-se pelo
erro sem reservas, sem levar em conta de quem é a culpa.
•
Prometer fazer
algo de imediato para solucionar-lo.
•
Buscar toda a
informação necessária para evitar o mesmo erro no futuro.
•
Corrigir o erro
para ontem.
•
Comprovar o grau
de satisfação do cliente e realizar um desconto pela moléstias
causadas.
•
Tomar as medidas
necessárias para evitar que o erro volte a se repetir.
artigo recomendado:
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