EXPLORAÇÃO
COMERCIAL SELVAGEM
.
Um
anúncio de brinquedos na televisão custa em torno de 5.000 euros na
Europa. Levando em conta que passa umas 140 vezes durante a campanha, o
preço da promoção televisiva ascende a 700.000 euros.
.
O investimento
vale a pena porque o impacto da publicidade de brinquedos no Natal,
relacionado com o tempo que as crianças passam em frente da televisão é
de 218 minutos de média diária.
Pese
ao que os pais e consumidores pedem que se reduza o tempo dedicado a
publicidade no horário infantil, os publicitários e empresários
defendem seu direito de chegar às crianças e estão conscientes de que,
juntamente com os catálogos, a televisão é o meio mais idôneo para
chegar aos pequenos.
Os
brinquedos é a primeira coisa que leva as crianças ao consumo, e a
principal ferramenta é a publicidade televisiva. José Luis Linaza,
catedrático de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade Autônoma
de Madrid. A associações de consumidores, de pais e organismos públicos
se queixam de que esta publicidade muitas vezes não cumpre os princípios
éticos estabelecidos para os anúncios infantis.
.
Segundo
a Lei
de Televisão seM Fronteiras,
estes não devem induzir a confusão sobre as características do
produto, devem evitar que os famosos recomendem o artigo e não incitar
a violência. Ademais, em muitos casos reforçam desigualdade ao
apontar a divisão de conduta entre meninos e meninas.