Cresce
com força a publicidade na Internet
.
Os
especialistas em publicidade aprenderam, da pior maneira, a ser cautelosos
com seus prognósticos. No entanto, há uma área da publicidade on-line
onde sentem que podem ser otimistas.
.
No ano passado se prognosticou que,
enquanto o gasto publicitário global cresceria 4,9% este ano, na Internet
a publicidade aumentaria nada menos que 22%, a US$15.500 bilhões.
O
que acontece, entre outras coisas, é que alguns dos grandes anunciantes
mundiais, como Coca-Cola,
Procter & Gamble e Volvo
estão recorrendo à Internet para compensar a crescente indiferença
dos consumidores pela publicidade em meios tradicionais.
A
difusão da tecnologia de banda larga, insuflou nova força ao comércio
na rede e a difusão eletrônica de conteúdo, com o qual criou a
oportunidade para que as agências de publicidade desenvolvam avisos mais
criativos e tentadores. Graças a isso a atividade cresceu em:
-
Europa
31%
-
Ásia
42%
-
EUA
10%.
As
pesquisas mostram que em muitos países industrializados, mais de 10% do
consumo de meios medido em tempo se orienta para a rede. Por isso
acredita-se que, muito antes do que se imagina, a participação do gasto
publicitário em Internet será similar ao do rádio e a via pública.
Os
avisos eletrônicos tem vantagens sobre os tradicionais. Uma delas é a
possibilidade de orientar as mensagens diretamente a consumidores
propensos a responder, e depois rastrear suas ações.
Isto
serve para resolver uma das maiores queixas dos anunciantes sobre a
publicidade televisiva:
que
grande parte do gasto se perde quando os tele espectadores recorrem a
tecnologia que lhes permite pular os anúncios.
No
entanto, na Internet existe o problema da falta de estandardização. Ali
não há equivalente ao tempo de 30 segundos na televisão.
Há
milhares de formatos, tamanhos e estilos, tudo o que dificulta as operações
de compra e venda de "espaço" publicitário.
Mas
o aumento de avisos nos Web
site tem
gerado a reação lógica dos usuários, que buscam maneiras de
sortear-los. O novo navegador Mozilla
Firefox Web,
cada vez com mais usuários, tem uma característica que bloqueia os
avisos pop-up. A barra de ferramentas do Google
traz um acessório que pode agregar gratuitamente ao Explorer
da Microsoft e
também os bloqueia.