A
revolucionária radiofreqüência
.
A
tecnologia de última geração promete modificar muitas variáveis das
empresas de distribuição e de seus fornecedores. Os desenvolvimentos
vinculados com o cartão inteligente de radiofreqüência são os que serão
mais afetados no futuro. A
tecnologia que usa a RFID
(etiqueta inteligente de radiofreqüência)
não é nova.
já
na 2ª Guerra Mundial os aliados a usavam para distinguir e identificar
seus aviões. E em EUA mesmo se ve todos os dias, para pagar os pedágios
de maneira automática, onde são usados transmissores de radiofreqüência,
por citar alguns exemplos.
Apesar
de existir há muitos anos, a RFID
recém agora começou a ser vendida para o varejo, graças ao crescimento
exponencial da tecnologia, a redução dos custos e a possibilidade de
portar uma espécie de cartão de identificação que pode armazenar
informação (o
país de origem, a data de fabricação e vencimento, entre outros)
e também realizar alguns processos ativos.
Daniel
Picchi, de Avery
Dennison EUA, calcula que em quatro anos haverá 500 Bilhões de
etiquetas inteligentes em funcionamento.
.
Durante
este lapso estima-se poder superar os problemas técnicos que ainda
condicionam o uso, dado que a falibilidade atual alcança quase 60%.
Através
das experiências de Wal-Mart
e Future Store
da rede Metro,
as grandes empresas de tecnologia supervisionam as soluções propostas
para cada categoria, devido a, que as diferentes maneiras de armazenar
produtos requerem modelos específicos de etiquetas.