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Os
nova-iorquinos que utilizam o metrô todos os dias, pode que ser que em
pouco tempo peguem o
Budweiser 6 no
centro, desde a estação Evian "Spring
Street"
para a de Citigroup "Wall Street".
É poderá
ocorrer, se tornarem realidade os planos da MTA
METROPOLITAM TRANSIT AUTHORITY de
vender aos anunciantes os direitos dos nomes das linhas de metrô,
estações, pontes e túneis.
De fato, MTA
já assinou um contrato de dois anos com duas empresas
de marketing, The Civic Entertainment Group
e Octagon Worldwide,
que desenvolverão estratégias a fim de persuadir as grandes empresas, para que
batizem com suas marcas ou produtos as estações do metrô.
A
Idéia é emular a espécie de frenesi de batizar os estádios com nomes de empresas,
o que já se tem visto em ambos lados do Atlântico durante a última
década. Os milhões de dólares arrecadados, seriam parte de um intento
de minimizar futuras altas das tarifas no sistema de transporte, que
seriam politicamente controvertidas.
Sem
dúvida nenhuma que o sucesso publicitário destes novos padrinhos
estaria garantido pelos mais
de 30 anos da MTA e seus milhões de passageiros transportados diariamente. A MTA enfrenta
perdas de 586 milhões de dólares em 2004 e se calcula que cheguem a 1,5
bilhão já em 2007. Mesmo que a MTA não tenha aceito cartazes no metrô
até 1977, arrecada desde então muito dinheiro com essa publicidade,
chegando em 2004 a faturar mais de 77 milhões de dólares em anúncios.
Por
outro lado, a maioria dos nova-iorquinos não sabem inclusive que
Times Square e Grand Central Station levam os nomes de empresas: - New
York Times E New York Central Railroad, respectivamente.