CONTRATAÇÃO
DE SEGUROS PELA INTERNET
.
O
setor de seguros está cada vez mais consciente da importância que
a Internet está adquirindo:
-
6,7%
das compras que se realizam na web, correspondem a seguros e produtos financeiros.
-
93%
das 100 primeiras asseguradoras do ranking tem página Web.
-
72%
das seguradoras que utilizam Internet a empregam como apoio a outros canais
e para oferecer informação.
Todas
as seguradoras reconhecem a importância da internet, mas sua eficácia
na web é muito diferente:
-
20%
oferece uma resposta em menos de 2 horas.
-
26%, entre 12
e 24
horas.
-
27%, entre
24 e 48 horas horas.
-
19%
não
deram uma resposta.
-
8%
foi
impossível manter conexão.
Para
conhecer como são os possíveis segurados na web, é necessário saber
sua idade e extrato social e estes são alguns dos dados facilitados pela pesquisa
GERAL DE MeIOS.
Do total de dados de usuários de internet pesquisados:
-
35,8%
são
homens.
-
25,6%
são
mulheres.
quanto
a faixa etária e oS percentuaIS de CONSULTAS PELA WEB:
-
14 e 19
anos - 65,4% CONSULTAM
PELA WEB.
-
20 e 24
anos - 60,4% CONSULTAM
PELA WEB.
-
25 e 34
anos - 48,5% CONSULTAM
PELA WEB.
-
35 a 44
anos - 33,2% CONSULTAM
PELA WEB.
-
45 a 54
anos
-
24,3%
CONSULTAM PELA WEB.
-
55 anos
OU MAIS -
11,2% CONSULTAM
PELA WEB.
DO
TOTAL DE ENTREVISTADOS:
-
69,3%
dos usuários DA clasSe social alta utiliza A
WEB.
-
40,4%
dos usuários DA clasSe social media alta utiliza A
WEB.
-
32,2%
dos usuários DA clasSe social media utiliza A
WEB.
Por sua
vez,
segundo dados do INE
- Instituto Nacional de Estatística
(PORTUGAL), entre os serviços de Internet
mais utilizados nos últimos três meses de 2004:
Entre todos
os produtos mais adquiridos pela
web:
mas
a tendência já está mudando. Segundo a AECE
- Associação Espanhola do Comércio Eletrônico:
Os
corretores também estão se incorporando a venda pela Internet. O funcionamento
destes e-brokers permite a
um cliente obter o preço de várias companhias simultaneamente,
preenchendo um único formulário, comum para todas as seguradoras. A posterior
tramitação da apólice é realiza pela entidade.
Já existe
um processo de integração dos e-brokers. nele se realiza a contratação
e tarifação dos produtos através da Rede e existe um detalhe do comissionamento
e relatório para cada um dos clientes.
.
os
sistemas são muito receptivos. tão somente com sua senha, podem
descarregar a informação que corresponde a sua carteira comercial.
ademais, tem se ampliado os serviços de gestão na internet. agora os
fluxos de informação que existiam com os sistemas, se realizam através
da rede porque é um mEio que funciona 24 horas por dia.
Em
outro estudo realizado pela consultoria de usabilidade européia Emergia, se
analisaram 25 web sites dos principais grupos seguradores europeus do ramo
automobilístico. Os
resultados mostram que contratar um seguro on-line ainda é muito
complicado. Nenhuma web de seguros é acessível para incapacitados.
a
maioria das principais asseguradoras ainda não permitem a contratação
on-line e nas QUAIS este processo é possível, costuma seR lento e
complicado.
Mas
a possibilidade de comparar e conseguir melhores preços joga a
favor das seguradoras on-line:
-
nenhum
dos 25 sites da web analisados cumpre as normas internacionais de Acessibilidade
em seu nível mais básico.
-
somente
12 dos 25 sites analisados (48% do total) permitem obter em sua web
preço personalizado para o seguro de um carro.
-
Unicamente
9 sites (36%) permitem, ademais a contratação on-line do seguro de
carros.
-
o
92% das páginas INICIAIS Dos sites analisados fazem esperar tempo excessivo
ao usuário, retardando mais de 10 segundos para carregar.
-
somente
5 das 12 seguradoras que oferecem preços on-line foram
aprovados em mais da metade dos 60 critérios utilizados para valorIZAr
a experiência que oferecem aos usuários.
-
somente 42%
das questões apresentadas aos serviços de atenDIMENTo ao cliente por e-mail,
obtiveram uma resposta rápida e adequada.