RESPEITeM
MEU TEMPO, PRIVACIDADE E eXPERIÊNCIA COMO USUÁRIO
.
As
campanhas de marketing on-line com opt-in
podem ser uma das formas mais efetivas de fomentar a confiança entre os
usuários de internet e obter informação pessoal deles. Isto é o que demonstra
a pesquisa "Online Permissions Survey"
realizada pelas
empresas Ponemon
Institute
e Dotomi.
.
A pesquisa se apóia nas respostas de um grupo estatisticamente
representativo de 1.799 adultos estadunidenses e usuários da internet.
Os pesquisadores enviaram a estes usuários, dois tipos de mensagens
ambos oferecendo a opção de permitir ou não, compartir informação
sobre eles com empresas terceiras .
No
caso da primeira mensagem se tratava de uma empresa da qual o
consumidor já comprava há dois anos.
No
segundo caso, procedia de uma empresa on-line desconhecida para o
consumidor, mas da qual estava interessado em comprar.
Em
ambos os casos, o estudo descobriu que a mensagem que oferecia opções de
restrição dos dados a compartir e a freqüência do contato, obteve
níveis de participação mais altos. Assim verificou-se:
-
84%
dos consumidores querem ter controle sobre os tipos e freqüência dos
anúncios da internet enviados por uma empresa em concreto.
-
64% declara que
confiaria mais em uma empresa on-line se tivesse controle sobre as
comunicações on-line que esta lhe envia.
-
89%
dos entrevistados expressou sua disposição para permitir a uma
empresa de confiança, que comparta seus interesses pessoais com uma
terceira parte sem sua permissão, com o objetivo de incrementar a relevância
dos produtos e serviços que lhe oferecem pela internet.
O
estudo também demonstra que a disposição do consumidor para
que as empresas lhe contatem diretamente, está fortemente influenciada
pelos incentivos de compra. O usuário de internet parece estar dizendo basicamente
3 coisas:
RESPEITeM
MEU TEMPO, MINHA PRIVACIDADE E MINHA EXPERIÊNCIA COMO USUÁRIO.