sabe
reconhecer um link patrocinado de um normal?
.
Os
sites de pesquisa são as ferramentas mais utilizadas na internet por
parte dos usuários.
Este
é um dos resultados obtidos em um informativo da Pew
Internet and American Life Project.
No geral o usuário confia nestes serviços e está satisfeito dos
resultados que obtém. Apesar de que o estudo reflete dados muito positivos, também
demonstra um
preocupante desconhecimento do funcionamento dos mesmos por parte dos
usuários. Mesmo que:
-
92%
confem nos resultados que apareçam em sua pesquisa
-
18%
apenas, sabem distinguir perfeitamente dentre todas as opções que
recebe, quais são os resultados patrocinados e quais não.
Esta
cifra resulta mais surpreendente, tendo em conta que a maioria das
empresas de pesquisa, para evitar esse tipo de confusão, separa
claramente os resultados, mostrando de um lado os patrocinados e do outros
os que não levam patrocínio:
Yahoo
os denomina links patrocinados
Google
os denomina enlaces patrocinados
MSN
os
denomina sites
patrocinados
altavista
os denomina combinações patrocinadas
O
sentimento geral dos usuários não reflete uma absoluta dependência
destas ferramentas, mesmo que valorizem sua utilidade.
-
50%
não duvidaria em utilizar outros métodos para encontrar a informação
que procura
-
17%
deixaria de utiliza-los amanhã
-
32%
apenas os considera totalmente necessários