O
exemplo de Zara
e Aldi, que
são as marcas mais queridas entre os consumidores e que evitam os meios, a
RRPP, e a publicidade, chama a atenção e convida os departamentos de marketing
a refletir as estratégias.
Segundo
o ranking The
Annual Reputation Quotient 2004 de Harris Interactive, que
elabora una lista das empresas mais valorizadas nos EUA, Reino Unido,
França, Alemanha, entre outras, ALDI é a eleita entre milhares de
consumidores alemães pesquisados, justamente nas áreas de
"TRANSPARÊNCIA E RELAÇÕES PUBLICAS", sem fazer nadica de nada em
termos de publicidades, se limitando apenas a publicar simples flyers
dobráveis com seus preços imbatíveis.
Essa
é toda a comunicação com os meios, com seu entorno, com seus consumidores.
Não tem diretor de comunicação, nem gabinete de imprensa interno ou externo. As
perguntas dos repórteres são ignoradas categoricamente. Segundo dizem até com
ironia na reportagem da ZAPP
MAGAZINE, seu departamento
de imprensa é uma grande papeleira.
.
A
filosofia dos fundadores de Aldi - Karl e Theo Albrecht é:
NÃO
TEMOS NADA QUE OCULTAR, MAS TAMPOUCO TEMOS QUE FAZER A NINGUÉM MAIS VIVO DO
QUE JÁ É. ALÉM DISSO, NOSSO TARGET somente são os clientes que nos trazem
dinheiro. uma realidade que o estudo estadunidense mostra como um tapa para
todo o setor de publicidade...
.
A
PUBLICIDADE NÃO TRANSPORTA CREDIBILIDADE, INCLUSIVE PODE DANA-LA.
Aldi unicamente
oferece a seus clientes simples informações com fotos de produtos e seus
preços. Nada de SPOTS, nem de campanhas, nem imprensa. Ao que os clientes
respondem comprando mais e mais em suas lojas. O consumidor de hoje percebe as
empresas anunciantes segundo sua credibilidade e ALDI
se posiciona com rotunda claridade.
keep
it simple and what you see is what you get!
mantenha
a simplicidade e o que você vê é o que você leva!