partidos
diferentes, marcas similares?
.
EUA está dividido
nos chamados "estados
azuis" e
"estados vermelhos".
Os primeiros tem uma população mais urbana e se incluem nas listas do democrata
John
Kerry,
enquanto que os
estados vermelhos, que ocupam o centro e sul, são os em que George
Bush ganhou.
Mas
em muitos casos ambos os estados tem uma mentalidade
extraordinariamente similar no que se refere à suas atitudes para com as marcas.
É
o que revela uma entrevista feita por por J.
Walter Thompson,
do Grupo WPP, a empresa MarketProbe
International
na qual participaram 1.002 adultos maiores de 20 anos.
a
população democrata mostrou uma maior predileção por marcas tecnológicas,
como Microsoft, IBM e Intel, enquanto que os estados vermelhos se inclinam
mais favoravelmente por marcas familiares e tradicionais, como por exemplo,
Coca-Cola,
Pepsi e
Ford.
No
entanto, as diferenças desaparecem em grande medida quando se pede que as
pessoas escolham as empresas do Fortune 50 que tem feito
uma
contribuição positiva à vida americana. Aqui as
elegidas foram Johnson
& Johnson
e Microsoft.
E quanto as melhores marcas americanas, ambos os grupos situaram a
Coca-Cola e Microsoft.
Ainda
que existam algumas diferenças mostradas, as que se referem a atitudes
para com as marcas são maiores quando os entrevistados se dividem entre
votantes de Bush frente a votantes de Kerry, em vez de estados vermelhos e
azuis.
Ademais,
o estudo considerou a família do presidente e os EUA como marcas.
-
51% esteve de acordo em que a família Bush é uma
marca bem GERIDA, frente a
-
35% que opinou o mesmo
sobre o país.
E de novo, a diferença entre estados azuis e vermelhos
não foi ampla em nenhuma das perguntas.