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Quantas das consultas recebidas terminam em vendas?

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Sala dos Estudos, Pesquisas e Estatísticas

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Sem dúvida que provocar em prospectos e clientes uma venda, é um processo que precisa se desenvolver com tempo e muito marketing e também é certo que muitas consultas não chegam nem perto a serem vendas, e isso que esta pesquisa traz para nós conhecer. O estudo realizado pela empresa de investigação de mercado e publicidade Warne, com sede em Toronto, Canadá, junto a 3.500 prospectos que tinham solicitado informações a anunciantes de produtos e serviços, ofereceu os seguintes resultados:

19% dos prospectos realizou compras dentro dos 06 meses seguintes.

29% dos prospectos realizou compras dentro dos 12 meses seguintes.

43% dos prospectos realizou compras dentro dos 16 meses seguintes.

57% dos prospectos realizou compras dentro dos 25 meses seguintes.

Com esses dados podemos traduzir que 2 de 10 prospectos desejam comprar agora e outros 4 desejam comprar um pouco mais adiante, ou o que é o mesmo, de cada 10 consultas realizadas por prospectos, 6 são clientes em potencial. Não é essa sua realidade?: segundo esse mesmo estudo, a força de vendas (Interna e externa) somente respondeu e acompanhou as consultas destes prospectos em apenas 17% das consultas de informação sobre produtos e serviços. Este estudo deixa claro que as consultas dos prospectos são importantíssimas para a empresa, e que tem um alto percentual de compras nelas (ARTIGO: Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar).

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Mais claro ainda, é o fato que mesmo que as empresas aumentem seus gastos com marketing e publicidade, não estão dando a suficiente importância a retaguarda no atendimento aos prospectos e com isso abrindo uma brecha enorme para o comercial perder oportunidades preciosas. Isto se deve a que todas as consultas dos prospectos tem o mesmo aspecto. É difícil demais elucidar antecipadamente quais das consultas serão vendas e quais não (ARTIGO: Qual a taxa de conversão de orçamentos a pedidos?).

Mas este percentuais trazem a tona um incentivo impressionante para todas as equipes de vendas: "6 de cada 10 clientes que consultam a empresa, terminam comprando, ou seja 60%".

Se este estudo nos apresenta o resultado das consultas que se transformam em vendas, podemos então analisar os resultados de outras pesquisas de estudos comerciais e ir formando assim  um paralelo de resultados com antecipação e repassar para as equipes, o conjunto destas informações adaptadas para cada atividade e seguimento, o que sem duvida provocará a sede de fechamentos de negócios, porque serão previsões muito reais, o que é mais que um incentivo e uma motivação para que sempre sigam os prospectos (ARTIGO: Qual é a melhor hora e dia para fazer prospecção telefônica?).

Não vai com muita sede: muitos dos maiores erros cometidos em vendas originaram-se da incapacidade dos profissionais ouvirem a história toda, com paciência e tranqüilidade. Depois, de refletirem sobre tudo que foi dito, só então formar ou emitir uma opinião. A maioria dos profissionais de vendas, principalmente os novatos (até mesmo pela insegurança), sente-se na obrigação de falar e palpitar o tempo todo, quando tudo o que deveriam fazer é simplesmente ouvir:

2 % das vendas são efetivadas no 1º contato.

3 % das vendas são efetivadas no 2º contato.

5 % das vendas são efetivadas no 3º contato.

10 % das vendas são efetivadas no 4º contato.

80 % das vendas são efetivadas entre o 5º e 8º contato.

ARTIGO RECOMENDADO:

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Seus clientes sofrem de preguiça mental?

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