PESQUISA
APONTA SETE IMPERDOÁVEIS FALHAS NO E-MAIL
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Estudo da fabricante americana de
Handhelds PalmOne, elaborado pelo
Dynamic Markets, com 750 funcionários de empresas em cinco países da Europa, concluiu que o uso do e-mail é fonte de muitos conflitos e apresenta sete
falhas inadmissíveis. De acordo com o levantamento:
A
PalmOne apurou também que os e-mails com textos confusos provocam mal entendidos e podem impedir a concretização de bons negócios.
Estas são as sete falhas imperdoáveis cometidos pelos usuários de
e-mail levantadas pelo estudo:
1. Sem resposta:
- Um em cada dez entrevistados se queixa de que não tem tempo para responder a e-mails. Mais de uma quinta parte deles teme voltar ao trabalho depois de um período de férias em razão da montanha de mensagens que os esperam. A situação é mais grave na Itália, onde os e-mails sem resposta atingem 70%;
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2. Negação:
- Grande número de pesquisados nega ter recebido e-mails e por essa razão não retorna nenhuma resposta;
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3. Suposição:
- A maioria diz que nem sempre os e-mails urgentes são respondidos porque eles não são acompanhados de avisos neste sentido - um alerta no campo de assunto ou um telefonema;
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4. Textos longos demais:
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E-mails muito extensos irritam os destinatários. Um terço dos entrevistados acha que as mensagens devem ser objetivas;
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5. Para todos:
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Enviar cópias de um e-mail para quem não tem nada a ver com o assunto é causa de desconforto e frustração;
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6. Erros gramaticais:
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Mais de 81% dos entrevistados acham que e-mails com erros de ortografia e gramática denotam uma falta de respeito para quem os recebe, principalmente quando o destinatário é um diretor de alto nível;
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7. Falta de tato:
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E-mails que não têm o tom correto ou são objetos de má interpretação podem afetar uma relação comercial.
PUBLICADO
POR PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS