CRESCE A INFLUÊNCIA DO MARKETING AO VIVO
.
O
marketing
experimental, no qual os consumidores interagem com os produtos ou
"embaixadores
de marca" cara a cara,
goza cada ano de um maior investimento. A efetividade dos eventos de
marketing sobre as audiências dos consumidores mais cobiçados cresceu
fortemente este último ano.
O
crescimento espetacular do investimento em agências de eventos, que ronda
uma elevação de 30% em 2004 com relação ao ano anterior, confirma o
grande momento do marketing ao vivo.
.
As dez agências mais importantes de
eventos investiram quase 40 milhões de euros em 2004, segundo dados da
revista Estratégias. Só as três primeiras do ranking, Global
Events Spain, Last
Lap e Sorensen
Eventos atingiram uns ganhos de quase 30 milhões de euros.
Por
outro lado, também aumentaram o número de clientes que apostam pelo
marketing experimental, com uma subida de 48,52%. Os
métodos de marketing devem ser inovadores e devem ter inventiva para
estar ao dia com as novas realidades do palco no que competem nossos
clientes assegura Josh McCall, presidente da consultora Jack
Morton Worldwide, responsável
de uma profunda enquête sobre a efetividade dos eventos de marketing em
Estados Unidos.
.
O
marketing experimental oferece uma alternativa aos anunciantes que
precisam novos modos de chegar a seus objetivos. Nossa investigação
demonstra que o marketing experimental é absolutamente efetivo para
influenciar sobre a percepção de marca e as decisões de compra.
Este
estudo mostra que 70% dos quase três mil interrogados opinavam que
participar num evento aumentaria seu interesse na compra, e 57% disse que
daria como resultado compras mais rápidas. O marketing experimental nos EUA
aumentou uns 9% em 2004, chegando até a exorbitante quantidade de 166 bilhões
de dólares.
Como
resultado de tudo isto, o marketing ao vivo se está consolidando como um
dos setores de maior crescimento below the line, em comparação com a
publicidade em televisão, Internet e outras técnicas de marketing, e
respaldado pela efetividade crescente destes eventos e a consolidação do
setor.