FORMATOS E LOCALIZAÇÕES QUE FUNCIONAM MELHOR EM PUBLICIDADE ON-LINE
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Bem
situados na tela, as criações publicitárias e os enlaces
patrocinados atraem bem mais ao olho do internauta. É um dos dados
que se obtiveram do estudo qualitativo levado a cabo pela escola de
jornalismo americana Poynter
Institute.
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45%
dos internautas americanos analisados durante uma hora enquanto
navegavam pela Rede, os enlaces patrocinados são os mais
atraentes, desde que estejam bem situados.
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82%
recordava estes vínculos quando apareciam na coluna da direita
das páginas visitadas.
Devem
estar os criativos de publicidade on-line inquietos?:
- Em
realidade não, já que os formatos tradicionais de publicidade on-line,
bem utilizados, podem ser igualmente eficazes.
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Além
dos enlaces patrocinados e os pop-ups tão polêmicos, os banners
situados na coluna da esquerda são o formato
"clássico"
mais atraente:
Visibilidade
dos formatos publicitários em função de sua localização:
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Enlaces
patrocinados situados na coluna da direita : 82%
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Pop-Ups:70%
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Banner
na coluna da esquerda: 68%
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Quadro
integrado no conteúdo central: 56%
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Banner
situado no alto da página: 55%
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Banner
situado na coluna da direita: 34%
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Banner
situado na parte baixa da página: 14%
Mas
cuidado, a eficácia não se limita à influência do posicionamento
espacial do anúncio. Tanto o atrativo de uma peça como seu tamanho são
igualmente importantes.
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Os
mais apreciados pelos pesquisados foram os banners de 160x800
pixeles quanto a tamanho.
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Quanto
aos formatos animados, chamam mais a atenção, desde que estejam
integrados com o conteúdo central da página.
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Em
outras áreas da página, as criatividades estáticas seduzem mais
aos internautas.
Visibilidade
dos formatos publicitários em função de seu tamanho:
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160x800:
68%
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722x72:
60%
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468x60:
53%
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160x105:
39%
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184x90:
35%
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200x200:
24%
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468x60:
14%
Chamar
a atenção do internauta é uma coisa, mas outra muito diferente é que
leia e compreenda bem a mensagem publicitária. Tendo em conta este
fator, Poynter Institute mediu o tempo médio que se demora em olhar um
banner.
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Este
índice se situa entre os 0,6 e os 1,6 segundos, seja qual for o
formato utilizado.
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A
título de comparação, os vínculos comerciais, com uma duração
de 6,9 segundos, ocupam-nos quatro vezes mais tempo.
Mas
estes vínculos são por definição textuais, e portanto requerem mais
tempo para sua assimilação.