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ABORRECENTES SOB A LUPA DOS ESTUDOS DE CONSUMO


Os pré-adolescentes, com idades que vão de 10 a 14 anos, resultam um interessante mercado, com boas oportunidades de negócio para os empreendedores. A ponto de abandonar a meninice para adentrar-se nos complicados labirintos da adolescência, são uns consumidores particulares que, se se sabe como conquistá-los, podem prover de bons ganhos a quem se ocupar deles.

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Segundo a consultoria Teenage Research Unlimited, o INEGI - Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática, Conapo - Conselho Nacional de População e Antenna Consulting, as famílias dedicam:

  • 37% de seu gasto aos filhos quando está a cargo uma mulher.

  • 28% de seu gasto aos filhos quando está a cargo um homem.

Assim, constituem um importante nicho de mercado ao que se enfocam cada vez mais empresas com o lançamento de produtos especialmente desenhados. Os especialistas em mercadotecnia de tais companhias se dedicaram então a estudar a psicologia, o estilo de vida e as motivações à hora de comprar dos púberes, a fim de entender a lógica subjacente e chegar a eles com ofertas que lhes resultem atrativas.
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Vaidosos em procura de identidade: - As definições deste setor de mercado coincidem em mencionar que os pré-adolescentes atravessam um momento "DOBRADIÇA" de suas vidas, no qual começam a abandonar a meninice:

aspiram a uma independência em relação aos pais que ainda não possuem por completo; experimentam seu acordar sexual, de maneira que prestam mais atenção a seu aspecto físico; o corpo começa a manifestar as primeiras mudanças que os converterão em adultos:

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acne, pêlo facial, os hormônios tomam protagonismo; tornam-se emocionalmente instáveis; faz-se patente a forte busca de uma identidade, que guia a necessidade de pertencer a determinados grupos sociais; e adoram aqueles mundos que parecem pertencer-lhes exclusivamente.

Tais características fazem que os adolescentes sejam excelentes consumidores de produtos que podem incluir nos segmentos moda, música e entretenimento, tecnologia, esportes e alimentos. Ademais, fazem muito caso do prestígio das marcas e do status que podem oferecer-lhes. De maneira que uma boa campanha publicitária, criativa, já que não é fácil surpreendê-los, e que maneje seus códigos, resulta crucial na hora de interessá-los num produto. 
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Que se lhes oferece: - Ainda que os pré-adolescentes não possuem grandes somas de dinheiro próprio, e a maioria mal maneja sua "mesada", sabem que contam com o respaldo dos pais para realizar suas compras e têm bom poder de decisão.
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A tecnologia: - Computadores, celulares, periféricos, aparelhos de música e videogames costumam ser um desses mundos de seu completo domínio, onde os adultos parecem sempre ficar atrás... e costumam gastar grandes somas em "o último" e mais inovador.

Ainda que pode soar contraditório com a pretensão dos adolescentes de conseguir uma identidade particular, inovadora e diferente, a moda resulta extremamente importante entre seus interesses. Ademais, começam a experimentar a necessidade de agradar ao sexo oposto, justo quando o corpo lhes joga uma série de "más passadas". Cada vez mais pré-adolescentes consomem cosméticos. No ponto que muitas empresas que se dedicam a este segmento incluíram em seu catálogo um aparte para este setor de consumidores.

A roupa, os sapatos, os benditos tênis! cada vez mais sofisticados e os acessórios, são um clássico que sempre ofereceu boas oportunidades de negócios neste nicho. Também costumam gostar de certos objetos "autóctones", que lhes dêem singularidade ou os façam pertencer a determinado grupo ou tribos.

A intenção de luzir bem se manifesta ademais, em seu consumo de comida rápida ou natural (ainda que também gostam da denominada "sucata"), sucos, água engarrafada, e a assistência a academias ou clubes desportivos e a salões de beleza.

Por último, os púberes começam a definir seus gostos musicais (aí também encontram uma sensação de pertence) e gastam boas somas de dinheiro, até 50% de quanto dispõem, em discos, concertos, acessórios com a imagem de seus ídolos e aparelhos para escutar música. 
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Pré-adolescentes e adolescentes: - A pirâmide populacional se transforma e abre vetas de negócio. A proliferação de pré-adolescentes e adolescentes abre vetas de negócio em muitos sentidos:

educação formal, extracurricular, entretenimento e moda. Hoje, esse segmento de mercado é um dos mais procurados pelas empresas… e para a dor de cabeça de muitos pais, é também dos mais consumistas.

Os adolescentes de hoje freqüentam spas e salões de beleza, preocupam-se pela decoração e remodelação dos lares. As jovens adolescentes (meninas entre 8 e 12 anos) estão deixando de lado suas bonecas Barbie aos sete e trocando-as por maquiagem.

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Nos eua, por exemplo, a gentinha de entre 12 e 19 anos, gastou uns u$s:176bilhões em 2003, diz Miachael Wood, vice-presidente de Teenage Research Unlimited, a consultoria de investigação de mercados com sede em Chicago. Esportes, música, moda e tecnologia são as quatro áreas principais que atrai o atendimento e tempo dos jovens", explica.

bebês e infantes são outro mercado potencial: - O crescimento é exponencial, assegura Ceteria Golden Sessoms, de 34 anos, fundadora e diretora de Baby Little Luxuries, empresa que vende mais de 600 artigos para bebê:

desde travesseiros de cetim a 12 dólares, até casas de bonecas feitas sob medida a 20 mil dólares. A companhia diz que suas vendas crescem exponencialmente e o prognóstico para 2005 é um crescimento por ordem dos 40%.

Um nicho por cultivar: - 10 características que definem como são os adolescentes: que querem, que compram, que os faz felizes... Cada dia mais jovens começam a adquirir produtos e serviços por isso é comum ver linhas para este segmento de consumo: - desde canais de televisão até contas bancárias e restaurantes.

Quem são?: - Os membros que pertencem ao grupo dos adolescentes usam a tecnologia, mas se mantêm muito humanos. O mercado está formado por vários grupos com características muito particulares quanto a gostos, tendências, hábitos de consumo, lealdade, percepções e expectativas.

O mercado dos adolescentes é muito heterogêneo, mas em geral podemos afirmar que procuram uma identidade definida e têm uma visão para o futuro muito arraigada, opina Abraham Wornowitzky de Antenna Consulting, consultoria mexicana especializada em mercadotecnia para crianças e adolescentes. 
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Um estudo realizado por Teenage Research Unlimited assinala que os adolescentes se fixam muito na qualidade. Querem ter um sentido de "propriedade" numa determinada marca. Outros fatores importantes incluem a originalidade de uma marca e, sobretudo, como se anuncia e como se comercializa. Os jovens procuram pertencer a algo", diz Wornowitzky. Ele crê que tentam ser parte de um grupo, trate-se de amigos, escolas ou grupos de interesses comuns (arte, esportes, música, entre outros).

As seguintes são algumas características deste segmento

de mercado entre as classes média e alta:

1. Preocupa-lhes sua saúde e seu aspecto físico: - Vão a academias e clubes desportivos para fazer exercício e moldar seu corpo. Os homens cuidam mais sua higiene pessoal que antes, usam mais cremes e fiadores para cabelo. Perfumam-se mais do que seus pais quando tinham sua idade. Cuidam sua alimentação. Apesar de gostarem comida rápida e os antófitos mexicanos, cada vez são mais os que tentam comer alimentos nutritivos, baixos em calorias e gordurosas. Tomam muita água (principalmente engarrafada).
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2. São leais às marcas com as que se identificam: - Consomem produtos de boa marca e qualidade antes de fixar-se no preço (ainda que o consideram). São muito sensíveis às promoções, ainda que se mantêm fiéis a suas marcas preferidas e não se crêem tudo o que diz a publicidade. 
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3. Analisam as vantagens e desvantagens de cada produto, comparam preços e conteúdos: - Atraem-lhes as coisas novas e se envolvem muito no que lhes interessa. Encantam-lhes os anúncios de tipo aspiracional, aqueles que oferecem status, poder, liderança, vanguarda e segurança própria. Atraem-lhes os artigos alternativos, autóctones e artesanais, já que os fazem se sentir únicos e são um meio de expressão pessoal.
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4. Têm uma visão muito definida de seu futuro: - Crêem saber o que querem ser de grandes, ainda que constantemente se inteiram de novas carreiras e oportunidades de emprego.
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5. Gostam de ser escutados e levados em consideração: - O consumo, os aspectos familiares e escolares são assuntos nos quais querem opinar. Têm influência na eleição de produtos sobre os quais sentem conhecer o suficiente. Tal é o caso de telefones celulares, equipes de som, computadores, bebidas desportivas, etc.
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6. Sabem administrar seu dinheiro: - Tratam de optimar suas "mesadas" para que renda mais ou para poupar.
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7. Dominam a tecnologia: - Utilizam os computadores e Internet como ferramentas básicas para suas atividades escolares, bem como para conhecer gente, informar-se, distrair-se e aprender. Ademais, sabem ensinar aos adultos o funcionamento, as vantagens e desvantagens de determinada aplicação.

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8. Comem música: - A música joga um papel importante em suas vidas. O MTV, a rádio e os MP3 são parte inseparável de seu estilo de vida.
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9. Adoram comprar: - Ainda que as mulheres saem mais às compras, os adolescentes em general fazem uma média de oito dias de compras ao mês. Estas, as fazem com amigos e se enfocam em roupa (especialmente jeans), entretenimento (DVD's e música), comida (fast food) e cosméticos.
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10. São visionários: - O interesse por sobressair, ser exitosos e ganhar muito dinheiro, são aspectos que se apresentam claramente, definindo o caminho que seguem os adolescentes.

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Segundo Wornowitzky, espera-se que este segmento continue crescendo, já que o grupo de crianças tem características muito similares e também é muito grande. As tendências parecem estar muito claras e ao que parece não apresentarão muitas mudanças, ao menos no curto e médio prazo, conclui.

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PROFESSORES E CONSULTORES QUE COLABORARAM NESTE ESTUDO: - Jessica Garbarino, Emilio Betech Rophie, Anakani Ocampo, Univ. de Missouri em Kansas e Cátedras de Análises do Consumidor e Mercadotecnia, no Tec - instituto Tecnológico de Monterrey.

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