TradeDoubler
estudou o comportamento dos compradores on-line e conclui ue as vendas on-line aumentam durante as noites. Assim, enquanto as vendas nos comércios tradicionais não atravessam seu melhor momento, os usuários europeus seguem usando a Rede para conseguir os melhores preços, independentemente da hora do dia ou da noite.
O provedor europeu de soluções de marketing e vendas on-line analisou no mês passado as vendas realizadas através da Internet.
Uma das conclusões mais significativas é de que entre as 20 e as 21 horas se produz em toda Europa uma alta nas compras.
Curiosamente, as vendas continuaram durante toda a noite; não teve nem uma só hora na qual descansassem os procuradores de oportunidades, dado que inclusive alguns consumidores preferem comprar de madrugada. Em qualquer caso, as 5 da madrugada é a hora na que o número de transações é menor.
Por muito que
vivam na
União Européia,
cada um segue sendo filho de seu pai e de sua mãe. Isto é, que há diferenças apreciáveis entre países. São estas:
-
Os dinamarqueses realizam seus compras on-line entre as 5 e as 6 da tarde, o que indica que costumam realizar estas operações ao finalizar sua jornada trabalhista.
-
Ao contrário, britânicos e suecos fazem suas compras durante todo o dia, com um ritmo constante entre as 9 da manhã e as 10 da noite.
-
Os britânicos parecem preferir as primeiras horas da tarde/noite, sobretudo as 8, enquanto os suecos compram um pouco mais tarde, com um pico para as 9 da noite.
-
Os consumidores italianos e alemães preferem comprar entre as 2 e as 4 da tarde. Parece que com uma bocada se compra e o resto do descanso de meio dia o dedicam a procurar pechinchas.
-
Na Espanha também preferem as horas da comida, ou as próximas, com máximos de venda cada dia entre as 12 do meio dia e a 1 da tarde.
-
Os franceses o
fazem com mais calma do que o resto. A maioria das compras diárias se produz durante um período de tempo mais longo, entre as 6 da tarde e as 10 da noite.
É interessante observar as diferenças culturais na Europa e como se refletem no comportamento dos consumidores no qual a compras on-line se refere", afirma Will Cooper, diretor de marketing de TradeDoubler.
Muitos europeus decidem utilizar sua hora da comida para fazer terapia de consumo. No entanto, dado que a maior parte das vendas tem lugar durante a tarde, parece que a pressão do trabalho faz que a maioria da gente prepare suas férias ou realize suas compras na Rede durante seu tempo livre. Isto é uma boa notícia tanto para os comerciantes como para as empresas preocupadas pela produtividade de seus
funcionários, conclui Cooper.