A recomendação pessoal é o elemento chave para o sucesso de uma web
.
Ainda que a maioria das empresas já sabem que a satisfação de seus usuários é vital para fomentar a repetição das visitas a suas páginas web, um estudo internacional realizado pela divisão Interactive de
TNS - Taylor Nelson Sofres demonstra que esta satisfação é também um elemento chave para atrair novos visitantes a uma web.
Até agora se acreditava que o grau de satisfação dos usuários redundava sobretudo na repetição das visitas e a fidelidade à web mas este estudo, realizado em 14 países, prova que a recomendação pessoal é bem mais importante do que a presença em procuradores ou os links, quando se trata de atrair novos usuários à página.
Os usuários de internet entrevistados afirmaram ter conhecido a maioria de páginas web que visitam através de amigos ou parentes. Em alguns casos, a cifra dos que afirmam conhecer uma web por recomendação pessoal dobra em número aos usuários habituais da mesma.
As áreas chaves que os entrevistados mencionaram como as que lhes provocavam maior insatisfação ao visitar uma página web são:
-
A pouca ou nenhuma atualização dos conteúdos (37%)
-
A impossibilidade de personalizar a web (33%)
-
A má qualidade das ferramentas de busca (32%)
-
A velocidade de descarga muito lenta (32%)
Um aspecto positivo é o fato de que a maioria de empresas já começam a esforçar-se por oferecer em suas páginas web soluções e recursos que satisfaçam a seus usuários.
Assim mesmo, mais de dois terços dos usuários se declaram satisfeitos com a fiabilidade e qualidade do conteúdo das páginas web que visitam habitualmente (um 68% e 72%, respectivamente).