Não permita que um cliente
CHATEADO deixe de comprar em Sua empresa
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Para atender melhor a
seus clientes,
saiba o que esperar deles. Estabelece algumas políticas firmes desde o princípio e
indique-lhes quais são. Por exemplo, explique claramente sua política sobre devoluções ou em que condições se fazem entregas
CIF ou gratuitas a domicílio.
Se dirige uma empresa de serviços,
pergunte a seus clientes quais são suas expectativas específicas e quantificáveis antes de começar um trabalho. Desta maneira
reduzirá a possibilidade de um mal-entendido ou de um conflito de grandes dimensões.
Às vezes um conflito com um cliente que faz questão de ter a razão pode
inteirar-lhe sobre um problema operativo que é necessário resolver. O que
no começo é um assunto "de quem tem a
razão", pode converter-se numa maneira de solucionar um problema empresarial em
série.
Se a pessoa se queixa porque tem recebido a mercadoria fora da
data de entrega ou permanecido esperando na fila errada, talvez suas
datas de produção e entrega ou seus letreiros precisam ser melhorados.
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Se
alguns clientes se atrasam em seus pagamentos, talvez o problema radica no processo de
cobrança e conhecer estes clientes e oferecer-lhes um regime de
pagamento diferenciado e com incentivos para o pagamento em dia, possa
minimizar os custos gerais.